Notícias

Burrice

Para a climatologista Gilma Tomasini Maitelli, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), as queimadas deveriam ser definitivamente proibidas durante todo o ano no estado. Segundo a pesquisadora, tanta fuligem no ar em contato com o vapor de água impede a formação de nuvens de chuva, o que, no fim das contas, prejudica mais do que beneficia as próprias pessoas que ateiam fogo. “Ao mesmo tempo em que usam a queimada para baratear custos na agricultura, impedem a formação de chuvas, ampliando a estiagem”. E quando a chuva vem, polui ainda mais. A acidez das primeiras chuvas atrapalha a produção de alimentos de qualidade. “Tudo fica contaminado no solo e na água”, alerta. Isso sem falar nas doenças respiratórias.

Redação ((o))eco ·
31 de outubro de 2007 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Salada Verde
12 de junho de 2026

Alerta de desmatamento na Amazônia cai 61% em maio e registra maior redução da série histórica

Foram desmatados 370,26 km², contra 960 km² observados no mesmo mês no ano passado, segundo o Deter. No Cerrado também houve queda

Salada Verde
11 de junho de 2026

Governo muda regras do FNMA para acelerar repasses contra incêndios florestais

Novo decreto simplifica o acesso ao Fundo Nacional do Meio Ambiente e promete acelerar recursos para prevenção e combate a incêndios florestais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.