Notícias

Congresso aprova uso de aviões agrícolas no combate a incêndios florestais

Proposta é vista com ceticismo por especialistas. Programas de manejo controlado do fogo e mais gente em campo seriam medidas mais efetivas e de menor custo benefício, apontam

Cristiane Prizibisczki ·
23 de junho de 2022 · 2 anos atrás

A Câmara dos Deputados aprovou, na última quarta-feira (22), um projeto de lei que permite o uso de aviões agrícolas no combate aos incêndios florestais. A proposta, de autoria do senador licenciado Carlos Fávaro (PSD-MT), já foi aprovada no Senado e agora aguarda sanção presidencial para entrar em vigor.

O projeto altera artigos do Código Florestal e do Decreto-Lei 917/69, que trata do emprego da aviação agrícola no país. Em sua justificativa, Fávaro alega que a temporada de seca coincide com a entressafra agrícola na maior parte do território nacional e que as aeronaves, ao invés de ficarem ociosas, poderiam ser usadas no combate ao fogo.

“Nossa frota aeroagrícola é a segunda maior do planeta, com 2,3 mil aeronaves. Esses aviões, que na safra são utilizados para a pulverização de agrotóxicos e para a aplicação de fertilizantes, são extremamente eficazes no combate aos incêndios florestais, possibilitando o lançamento de água e de retardantes de fogo com agilidade, precisão e segurança, a um custo módico”, defende  o senador.

Os planos de inserção da aviação agrícola na atividade de combate a incêndio são de responsabilidade do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, diz a proposta, comemorada por senadores e deputados ligados ao agro.

“Essa medida é uma necessidade do país”, afirmou o deputado José Medeiros (PL-MT), relator da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara. “Em Mato Grosso, no ano passado, a associação dos aviadores se dispôs a fazer o trabalho, mas houve uma série de empecilhos burocráticos”, disse.

Pelo projeto, ao invés de comprar aviões, contratar pilotos e arcar com custos de instalação, manutenção e treinamento de pessoal, o poder público terceirizaria plantões e horas voadas, mas somente nos meses de incêndios.

Lobby da aviação

Segundo um servidor do órgão nacional responsável pelos programas de combate ao fogo no país, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo), o projeto visa somente atender ao lobby do setor.

 “A conta vai sair cara. Se não tiver gente em campo, não adianta nada”, diz ele, que preferiu não ser identificado. Desde a chegada de Bolsonaro ao poder, servidores públicos estão proibidos de falar com a imprensa sem autorização superior.

Os questionamentos sobre a efetividade da medida aprovada no Congresso são compartilhados pela pesquisadora do Instituto Sociedade, População e Natureza (ISPN) Lívia Carvalho Moura. Segundo ela, que é doutora em Ecologia e trabalha com o tema no ISPN, a medida certamente traz mais uma possibilidade de instrumento para combater incêndios de grandes proporções, mas também traz mais riscos e mais custos.

“Dentro da literatura e experiência de campo de outros países, como a Austrália e EUA, esse tipo de parceria acontece há alguns anos já e existem várias ressalvas em relação à efetividade dessas aeronaves em operações de combate […] Ela traz mais risco, especialmente na falta de capacitação dos pilotos para esse tipo de atividade de alto risco e maiores custos, pois a hora de voo é muito cara e o custo-benefício muito baixo”, diz ela.

Segundo Lívia, a medida mais efetiva contra incêndios no mundo, inclusive no Brasil, tem sido o Manejo Integrado do Fogo, técnica conhecida como MIF que se utiliza de queimas programadas e controladas antes do período de seca para reduzir a quantidade de matéria orgânica que aumentam o risco de incêndios. 

“A prevenção é a melhor abordagem e a de maior custo-benefício”, sentencia.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
4 de novembro de 2021

Política Nacional de Manejo Integrado do Fogo é aprovada por deputados e vai ao Senado

Depois de ficar parado três anos na Câmara dos Deputados, o projeto foi aprovado com texto substitutivo. Política regulamenta o manejo do fogo para combater incêndios em áreas naturais

Reportagens
10 de agosto de 2021

Ibama inicia a temporada do fogo com apenas 52% do efetivo de brigadistas

Apesar da autorização para contratar 1.659 temporários, até o final de junho apenas 869 haviam sido contratados. O atraso pelo segundo ano consecutivo compromete ações estratégicas de prevenção

Notícias
21 de julho de 2021

Estudo alerta que sem manejo do fogo, incêndios em áreas naturais vão se agravar

Pesquisadores apontam que para evitar que o país continue a sofrer com catastróficos incêndios em áreas naturais, é necessário investir em manejo de forma integrada e preventiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.