Notícias

Amazônia: novos números mostram que desmatamento aumentou 29%

A região perdeu 7.989 quilômetros quadrados, no pior resultado desde 2008, revela o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais

Daniele Bragança ·
29 de novembro de 2016 · 5 anos atrás
Grileiros transformam floresta em pastagens no Pará. Foto: Ascom Ibama/Arquivo.
Grileiros transformam floresta em pastagens no Pará. Foto: Ascom Ibama/Arquivo.

A Amazônia perdeu 7.989 quilômetros quadrados (km²) entre agosto de 2015 a julho de 2016. Esse é o pior ano no desmatamento na Amazônia desde 2008, quando 12.911 km² de floresta desapareceram no maior bioma do país. A notícia foi divulgada na tarde desta terça-feira (29) pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), responsável pelo monitoramento oficial da Amazônia.

O aumento no desmatamento foi de 29% comparado com o mesmo período do ano passado. A área de floresta perdida em 12 meses equivale a cinco cidades de São Paulo. Os dados divulgados hoje ainda são preliminares. O número consolidado deve ser divulgado em meados de 2017 e pode ser 10% maior ou menor.

Estados

Em números absolutos, o aumento do desmatamento está concentrada em três estados: Pará, com 3.025 km², seguido de Mato Grosso, com 1.508 km², e Rondônia, com 1.394 km². Levando em conta a variação da área desmatada entre 2015 e 2016, os estados com piores resultados foram o Amazonas, Acre, Pará e Tocantins. Eles aumentaram o ritmo de destruição de suas florestas em 54%, 47%, 41% e 40%, respectivamente.

 

Leia Também

Desmatamento aumenta 16% na Amazônia

Governo admite que combate ao desmatamento está paralisado

Inpe e Imazon: vigilantes do desmatamento na Amazônia

 

 

 

  • Daniele Bragança

    É repórter especializada na cobertura de legislação e política ambiental. Formada em jornalismo pela Universidade do Estado d...

Leia também

Reportagens
12 de abril de 2013

Inpe e Imazon: vigilantes do desmatamento na Amazônia

De São José dos Campos (SP) e Belém do Pará (PA), os dois institutos mantêm um olhar agudo sobre o desmatamento na Amazônia. Entenda como.

Salada Verde
16 de novembro de 2016

Governo admite que combate ao desmatamento está paralisado

Taxas de desmatamento pararam de cair no Brasil. Governo promete combater o desflorestamento nos biomas brasileiros.

Notícias
27 de novembro de 2015

Desmatamento aumenta 16% na Amazônia

Governo anunciou no final da tarde desta quinta-feira que a Amazônia perdeu 5,8 mil km² de floresta. É o segundo aumento na taxa desde 2008.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Comentários 1

  1. Vaca atolada diz:

    Com essa crise, Órgãos públicos falidos – principalmente os ambientais, população voltando a miséria, desemprego, etc. é óbvio que as agressões/degradações ao meio ambiente iriam aumentar e vão explodir para o próximo período, quem viver verá…