Notícias

MPF pede que Cedae seja condenada por crime ambiental na Reserva do Tinguá

Entre 2006 e 2010, companhia captou e tratou de água no interior de unidade de conservação de proteção integral sem autorização e licenciamento ambiental

Sabrina Rodrigues ·
30 de agosto de 2018 · 6 anos atrás

 

Reserva Biológica do Tinguá – Foto Márcio Lázaro.

O Ministério Público Federal (MPF) no Rio de Janeiro pediu à Justiça Federal a condenação da Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) e dos gestores Marco Antônio Feijó Abreu (Diretor de Projetos Estratégicos) e Jorge Luiz Ferreira Briard (Diretor de Produção e Grande Operação), por crime ambiental na Reserva Biológica do Tinguá. Os denunciados são acusados de danos causados à unidade de conservação por captação e tratamento de água sem licenciamento ambiental e sem autorização do ICMBio.

Na denúncia, o procurador da República Julio José Araujo Junior pede a condenação dos citados “pela prática do crime previsto no artigo 40 da Lei nº 9.605/98, tendo em vista que os denunciados causaram dano direto à Reserva Biológica do Tinguá”.

O fato ocorreu entre os anos de 2006 e 2010. O MPF aponta que foram realizadas obras em represas e a instalação de unidades de tratamento de água com flúor sem autorização do órgão gestor da unidade, o que gerou dano direto à reserva.

Ainda segundo o documento, os denunciados e a empresa foram omissos e sequer deram início no processo de licenciamento ambiental para a regularização da captação de água nos órgãos competentes.

A denúncia foi encaminhada para a 3ª Vara Federal de São João de Meriti.

Em nota enviada ao ((o))eco, a Cedae nega que tenha havido danos, afirma que as acusações “não têm amparo fático, técnico e tampouco probatório, o que foi amplamente demonstrado no curso da ação, por meio de documentos e testemunhos de ambos os lados” e afirma que a postura adotada pelo MPF são precipitadas e inconsistentes.

“No exercício de seu dever institucional, mais apropriado seria o MPF adotar conduta cautelosa na divulgação de notícias sem amparo probatório e que envolvem questões de tamanha relevância, que sequer foram decididas pela autoridade judicial competente”, termina a nota.

Reserva do Tinguá

A Reserva Biológica do Tinguá possui uma área de 24.812,90 hectares. Localizada entre a Baixada Fluminense e a Serra do Mar, a unidade de conservação abrange os municípios de Nova Iguaçu, Duque de Caxias, Petrópolis e Miguel Pereira, no estado do Rio de Janeiro. A Rebio do Tinguá preserva em seu interior um grande número de nascentes que formam as principais bacias hidrográficas do estado. A unidade é de vital importância para a conservação dos mananciais responsáveis pelo abastecimento de parte do estado, em especial de quase 80% da Baixada Fluminense, com benefício direto para a população que utiliza este recurso.

 

Saiba Mais

Denúncia AP 02372014-Alegações Finais_art. 40 Lei 9605_CEDAE

 

Leia Também

Vídeo: Por que devemos lutar pela preservação da Rebio do Tinguá? por Leandro Travassos

MPF quer que ICMBio institua zona de amortecimento na Reserva do Tinguá

Loteamento político na Reserva do Tinguá gera mal estar entre servidores

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
10 de maio de 2018

Loteamento político na Reserva do Tinguá gera mal estar entre servidores

Funcionários do ICMBio são contrários à indicação do gestor que não é da área ambiental e que já foi assessor parlamentar de político no Rio

Salada Verde
27 de junho de 2018

MPF quer que ICMBio institua zona de amortecimento na Reserva do Tinguá

Ministério Público move ação civil, com pedido de liminar, e deu 60 dias para que a autarquia cumpra o estabelecido no plano de manejo da unidade de conservação

Vídeos
22 de julho de 2018

Vídeo: Por que devemos lutar pela preservação da Rebio do Tinguá? por Leandro Travassos

Protetora de uma riqueza biológica única, a Reserva Biológica do Tinguá também é fundamental para o equilíbrio hídrico da região metropolitana do Rio de Janeiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.