Notícias

MPF refuta afirmação do governo de que Plano de Contingência está em curso e recorre à Justiça

Procuradores dos nove estados do Nordeste pedem que União implemente PNC nos termos da legislação vigente e não com ‘devidas adaptações necessárias’, como tem argumentado governo

Cristiane Prizibisczki ·
28 de outubro de 2019 · 4 anos atrás
Procuradores durante coletiva de imprensa para apresentação do documento, em Aracaju (SE). Foto: Divulgação/MPF.

O Ministério Público Federal apresentou, na manhã desta segunda-feira (28), recurso junto à Justiça Federal para que o Governo acione, imediatamente, o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC), nos termos da legislação e de acordo com a base técnica e científica que o fundamenta. 

No dia 18/10, o MPF nos nove estados do Nordeste havia ajuizado uma Ação Civil conjunta na Justiça Federal de Sergipe para que o PNC fosse implementado, mas a decisão, em 1ª instância, foi desfavorável ao MPF. O recurso, formalizado hoje junto ao Tribunal Regional Federal da 5ª Região (TRF-5), é para que esta decisão seja reformada, já que os procuradores consideram que o PNC não está, de fato, em curso.

 “O Ministério Público refuta a afirmativa que o PNC está acionado e está funcionando […] Não tem nenhum ato formal, não há nada escrito, não há nenhuma reunião realizada que possa ter sido feita uma ata, ou gravada, ou demonstrada a veracidade dessa argumentação de que o PNC está funcionando com todas as estruturas conforme previsto em lei”, disse a procuradora da República Lívia Tinôco, uma das autoras do recurso, durante coletiva de imprensa para apresentação do documento, em Aracaju (SE).

No recurso, estão listados dez pontos que provam, segundo o MPF, que o Plano Nacional de Contingência não foi acionado, como alega a União. Um dos primeiros pontos citados pelo Ministério Público é a falta, por parte do Governo, do reconhecimento da “significância nacional” do desastre ambiental, requisito para o acionamento do plano e para que diferentes órgãos da administração pública possam trabalhar em sinergia no aporte de recursos humanos e financeiros.

“Para além do desastre ambiental, nós tivemos um segundo desastre, que foi o desastre de gestão [da União], que até este momento insiste em não fazer o que precisa ser feito. O PNC tem regras claríssimas. São vários aspectos, a significância nacional deste desastre ambiental que já deveria ter sido reconhecida e classificada, porque [a situação] é grave, porque afeta nove estados, e muitos outros requisitos legais que não ocorreram. Não houve a devida mobilização dos comitês […] não é um ofício circular comunicando algo, é o início de uma conjugação de esforços que precisa acontecer, essa é a razão de ser de um Plano de Contingencia”, defendeu o procurador da República Ramiro Rockenbach, que também assina o recurso.

MPF recurso junto à Justiça Federal para que o Governo acione, imediatamente, o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo (PNC)

Outro ponto citado no documento do MPF é a falta de comprovação de que o Comitê de Suporte foi reunido. Este comitê é importante porque congrega 17 órgãos – entre eles a Casa Civil da Presidência da República, os ministérios da Justiça, Defesa, Relações Exteriores, Agricultura, Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e o Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República -, responsáveis por aportar os recursos materiais, humanos e financeiros, indispensáveis para se enfrentar um desastre socioambiental da grandeza como tem acometido o Nordeste. O Comitê de Suporte, de fato, foi dissolvido pelo Decreto nº 9.759, de 11 de abril de 2019, que extinguiu órgãos colegiados no país.

Entre os deveres que o MPF entende ser do Coordenador Operacional do PNC, a Marinha do Brasil, que não estão sendo cumpridos, estão: 

  1. Garantir, em ordem de prioridade, a segurança da vida humana, a proteção do meio ambiente e a integridade das propriedades e instalações ameaçadas ou atingidas pela descarga de óleo;
  2. Assegurar:
    • O apoio logístico e as condições de trabalho adequadas para o pessoal envolvido nas ações de limpeza ambiental a proteção das áreas ecologicamente sensíveis;
    • O resgate da fauna por pessoal treinado e seu transporte para centros de recuperação especializados; a adequação da coleta, do armazenamento, do transporte e da disposição dos resíduos gerados no incidente de poluição por óleo;
    • O emprego das tecnologias e metodologias de resposta, em conformidade com a legislação;

3. Efetuar relatório das ações de comunicação social e institucional realizadas, que conterá os registros de comunicação ao poluidor, às autoridades, às comunidades envolvidas e ao público em geral, sobre o andamento das operações e desdobramentos do incidente, e as ações de recuperação previstas para a área atingida.

O recurso reforça os pedidos para que, em caráter de urgência, a União seja obrigada a acionar em 24 horas o Plano Nacional de Contingência sob pena de multa diária de R$ 1 milhão, em caso de descumprimento. Também está entre os pedidos que um representante de cada órgão estadual de Meio Ambiente dos Estados afetados pelo acidente integre o Comitê de Suporte ao Plano de Contingência e que os Estados tenham autonomia para fiscalizar as medidas.

“ Não se interpreta a Constituição fazendo-se as ‘devidas adaptações necessárias’, como alega a União. É preciso fazer cumprir o que foi construído com muito esforço coletivo, com base na Ciência em mais de uma década de trabalho. Mas a União insiste em não fazê-lo. Essas ‘adaptações’ são, na verdade, gravíssimas omissões”, defendeu o procurador Rockenbach.

 

Leia Também

Governo tem que provar na Justiça que é capaz de lidar com desastre ambiental no nordeste

Sergipe vai à Justiça para União custear limpeza de praia

 

 

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
16 de outubro de 2019

Sergipe vai à Justiça para União custear limpeza de praia

Governo do estado pede bloqueio de mais de R$ 289 milhões para limpeza do litoral. Justiça determina proteção dos rios São Francisco, Japaratuba, Sergipe, Vaza-Barris e Real

Reportagens
23 de outubro de 2019

Governo tem que provar na Justiça que é capaz de lidar com desastre ambiental no nordeste

Entenda o que é o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas (PNC) e porque ele está no centro de uma ação judicial sobre o desastre no litoral nordestino

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 2

  1. CÍCERO ANTONIO LIMA diz:

    A irresponsabilidade do Ministério do Meio Ambiente e demais membros do Governo, é primária e chama a atenção e preocupação em buscar saber se a causa seria ideológica, moral, técnica ou a alguma atividade que Brasília já saiba, mas está apavorada para divulgar, como por ex. ligada ao pré-sal?


  2. Paulo diz:

    Eta preguiça desgraçada.