Notícias

Nós sabemos o que pinguins fizeram no inverno passado

Câmeras ligadas à internet contribuem para cientistas fugirem do frio e escuridão e conhecer o comportamento de pinguins-gentoo.

Vandré Fonseca ·
19 de abril de 2017 · 7 anos atrás
Imagem da câmera de lapso de tempo mostra pinguins-gentoo em áreas de reprodução no inverno. Crédito: T. Hart.
Imagem da câmera de lapso de tempo mostra pinguins-gentoo em áreas de reprodução no inverno. Crédito: T. Hart.

Os pinguins-gentoo (Pygoscelis papua) do extremo sul da Península Antártida Ocidental não tinham como desconfiar, mas estavam sendo vigiados pela internet. Câmeras fotográficas espalhadas em sete locais de reprodução da espécie, na Argentina, Antártica e algumas ilhas, enviavam diariamente entre 8 e 14 fotografias para site Penguin Watch na internet, entre os anos de 2012 e 2014.

As imagens eram acompanhadas por um grupo de voluntários, cientistas-cidadãos que contavam os animais registrados. As fotografias retratam cerca de 1400 horas da vida dos pinguins, inclusive durante o rigoroso e escuro inverno antártico. Resultados do estudo foram publicados na edição desta quinta-feira no jornal científico The Auk: Ornithological Advances.

“Trabalhar com câmeras nos permite entender metade da vida desta espécie sem ter que passar o inverno rigoroso na Antártica”, afirma Caitlin Black, candidata ao doutorado pela Universidade de Oxford. Além dela, o artigo é assinado por Tom Hart, também de Oxford, e Andrea Raya Rey, do Conselho Nacional de Investigação Científica e Técnica da Argentina.

Pinguins-gentoo são as aves que nadam mais rápido no planeta, quando estão submersas, atingindo cerca de 36 quilômetros por hora. Além disso, enquanto outras espécies de pinguins estão em declínio naquela região, a população desta espécie continua a aumentar. Agora, os pesquisadores conhecem também hábitos dos animais não estão no período de reprodução e que são influenciados por alterações no clima e diferenças geográficas.

Montagem das câmeras. Estratégia para fugir do frio extremo e escuridão da Antártida. Crédito: T. Hart.
Montagem das câmeras. Estratégia para fugir do frio extremo e escuridão da Antártida. Crédito: T. Hart.

Graças a vigilância, eles descobriram, por exemplo, que as áreas de reprodução ficam mais povoadas quando estão em águas abertas ou geleiras que flutuam livremente do que em praias congeladas. Além disso, antes do período de reprodução, nestas áreas são encontrados mais animais do que após os animais procriarem.

De acordo com os pesquisadores, nas áreas polares, indivíduos de uma mesma espécie podem adotar estratégias diferentes de migração para sobreviver. O editor-chefe da revista Auk, Mark Hunter, que também é professor de Comportamento Animal na Faculdade Hunter e no Centro de Pós-Graduação da Universidade da Cidade de Nova York, destaca que na Antártida esses estudos são particularmente importantes devido aos longos períodos de escuridão que os animais enfrentam.

“Esta nova pesquisa publicada na Auk: Ornithological Advances em colônias de pinguins-gentoo revela diferenças críticas ano a ano, onde as aves estão quando não estão aninhando: em alguns anos, apenas os locais mais temperados são visitados, e em outros anos tanto Sul e Norte estão ocupados com pinguins “, afirma.

*com informações do serviço Eurekalert.

 

Saiba Mais

Artigo: Peeking into the bleak midwinter: Investigating nonbreeding strategies of Gentoo Penguins using a camera network.

Leia Também

Pinguins equatorianos numa fria

Minha Antártica tem palmeiras onde canta o … pinguim?

 

 

Leia também

Análises
2 de agosto de 2012

Minha Antártica tem palmeiras onde canta o … pinguim?

Clima na Antártica há 53 milhões de anos já foi quente, devido a uma alta concentração de carbono na atmosfera que podemos voltar a atingir.

Notícias
30 de janeiro de 2015

Pinguins equatorianos numa fria

Os pinguins-das-galápagos são a única espécie de pinguins acima do Equador. E, com uma população de 1800 indivíduos, podem ser os últimos.

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.