Notícias

Sem mudar texto, Câmara aprova MP da reforma administrativa

Discussão sobre a medida provisória varou a noite e foi aprovada quase na chegada desta quinta-feira. Senado deve votar até o fim do dia de hoje (01) o texto, sem modificação

Daniele Bragança · Cristiane Prizibisczki ·
1 de junho de 2023

Após um dia inteiro esperando o início da sessão começar, os deputados aprovaram, no fim da noite desta quarta-feira (31), por 337 votos a favor e 125 contra, a medida provisória da reforma ministerial, proposta pelo governo Lula no início do ano. O texto que passou na Câmara esvazia os Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, entre outras mudanças e deve ser votado nesta quinta-feira (01) no Senado.  

O que os parlamentares analisaram foi a Medida Provisória 1154/23, que define a estrutura dos ministérios do governo Lula. Para o governo, foi uma derrota com gosto de vitória. O governo já estudava alternativas para caso a MP caducasse e voltasse a composição do governo anterior, com 23 ministérios. Mas o ato, considerado “de guerra”, não precisou ser feito, após liberação de 1,7 bilhões em emendas e reunião, realizada de tarde, entre o presidente da Câmara, Arthur Lira (PL-AL), e o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva. A votação da MP em si foi a grande pauta de Brasília nesta quarta.

O texto aprovado precisa ser apreciado até amanhã (1º) pelo Senado, senão perderá a validade. Segundo apurou ((o))eco, os senadores devem aprovar a norma como saiu da Câmara, sem modificações.   

Tarde da noite

O texto começou a ser analisado apenas às 21h20. O deputado Kim Kataguari (União-SP) tentou tirar o projeto de pauta e foi derrotado por 337 votos

O deputado Gustavo Gayer (PL-GO) fez um apelo para os deputados não votarem a medida provisória. “Nós temos a chance agora de frear um governo que já se mostrou destrutivo (…). Nós temos a chance de mostrar que o Congresso é sim independente (…). Deixam que eles usem o plano B”, disse. Não foi ouvido. 

Já passavam das 23h quando o texto-base foi aprovado. Os destaques do texto, como são chamadas as emendas apresentadas no plenário e que mudam o relatório, foram quase todos rejeitados, com exceção do que recriou a Funasa (Fundação Nacional de Saúde), extinta por outra medida provisória, também editada no início do governo Lula. 

“O governo libera a questão da Funasa até para facilitar a vida de todos aqui. Isso é uma coisa importante e, por isso, quero fazer esse gesto em nome do que a Câmara fez pelo governo”, garantiu o deputado José Guimarães (PT-CE), líder do governo na Câmara. 

O que está em jogo? 

O governo corre contra o tempo para não perder a estrutura que propôs assim que tomou posse, dividido em 37 ministérios temáticos. Caso o Congresso não vote a MP até quinta, retorna a configuração ministerial do governo anterior (Bolsonaro), com 23 ministérios.

Essa foi a primeira MP editada pelo governo Lula. Ela fixa o número de ministérios em 31 e atribui a outros seis órgãos o mesmo status. Desses 37, 13 já existiam, 19 surgiram de desmembramentos, 2 foram renomeados e 3, criados.

Meio ambiente e direitos indígenas

Ao passar pela Comissão Mista criada no Congresso para sua análise, a MP teve o parecer de seu relator, o deputado Isnaldo Bulhões Jr (MDB-AL), aprovado. Bulhões acolheu 62 das 154 emendas apresentadas e alterou significativamente o texto original. O relatório foi tornado público apenas na terça-feira da semana passada, faltando menos de 10 dias para o vencimento do prazo para apreciação. 

Pelo novo texto, a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Cadastro Ambiental Rural (CAR) sairão do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) e serão abrigados em outras pastas. Demarcação de Terras Indígenas, atribuição do recém criado Ministério dos Povos Indígenas, retorna para o Ministério da Justiça. 

Além do esvaziamento no Ministério do Meio Ambiente, o relatório retirou pontos caros pro governo, como a permanência do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) no Ministério da Fazenda e a coordenação das atividades de inteligência, que estava na Casa Civil e agora retorna para o Gabinete de Segurança Institucional. 

Dep. Isnaldo Bulhões Jr. (MDB – AL) defende seu relatório. Foto: Bruno Spada/Câmara dos Deputados

Moeda de troca 

A votação da MP 1154 foi marcada por atrasos. Inicialmente ela estava prevista para entrar na pauta na terça-feira (30), mas já era perto da meia noite quando a sessão foi encerrada sem que a proposta fosse apreciada.

O presidente da Câmara, Arthur Lira, anunciou que a votação aconteceria na manhã de quinta-feira, mas ela só começou depois das 21 horas.

Segundo apurou ((o))eco, o atraso foi motivado pelas negociações de última hora. Líderes partidários no Congresso queriam como moeda de troca a liberação de emendas parlamentares e mais espaço nos ministérios, principalmente em cargos de segundo e terceiro escalão.

A pressão dos parlamentares foi bem sucedida. Na terça-feira, Lula empenhou mais R$ 1,7 bilhão em emendas. Apesar de a liberação de recursos para os parlamentares às vésperas de votações importantes não ser novidade, o valor chamou a atenção. 

Esse é o maior valor liberado em um só dia. Em maio, como noticiou O G1, Lula havia empenhado R$ 1,1 bilhão para a votação do arcabouço fiscal.

De acordo com aliados do governo, a estratégia é a defesa do texto como está – mesmo com as modificações do relator Isnaldo Bulhões –, tanto na Câmara como no Senado, para que o estrago não seja maior.

Na terça-feira, em evento no Congresso, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, já havia indicado que esta seria a posição do governo

“Vamos defender o relatório do jeito que ele está, a defesa do governo é a aprovação do relatório. Não digo que é o relatório ideal para o governo porque o ideal é o texto original, mas não existe isso. Existe construção com a Câmara, com o Senado”, afirmou.

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Reportagens
30 de maio de 2023

Sob protestos pelo Brasil inteiro, deputados aprovam PL do Marco Temporal

Tese, aprovada por 283 votos a favor e 155 contra, define como passíveis de titulação apenas as terras indígenas ocupadas quando da promulgação da Constituição

Notícias
25 de maio de 2023

Marina admite momento difícil e critica MP da reforma administrativa

Novo presidente do ICMBio promete democratizar o acesso aos parques nacionais e outras unidades de conservação federais

Notícias
24 de maio de 2023

Comissão aprova relatório da MP da reestruturação com Ministério do Meio Ambiente esvaziado

Esforço para retirar desestruturação do desenho do MMA e do Ministério dos Povos Indígenas não funcionou. Comissão aprovou relatório com 15 votos

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Hanah Mendes Barroso diz:

    Trabalho maravilhoso!!!! Parabéns.