Notícias

Supremo valida lei gaúcha contra a pesca de arrasto

Decisão é precedente para outras leis estaduais em vigor contra a prática, que ameaça globalmente a biodiversidade marinha

Aldem Bourscheit ·
30 de junho de 2023

O plenário do Supremo Tribunal Federal (STF) validou hoje a legislação gaúcha que proíbe a pesca de arrasto numa faixa de 12 milhas náuticas (23 km) do litoral. 

A medida “tem imenso potencial de incrementar a quantidade de pescado disponível e a renda para pescadores artesanais e industriais”, destacou em seu voto a ministra Rosa Weber, presidente do Supremo.

A grande maioria dos ministros da Corte chancelou a lei. Um voto contrário foi do relator da causa, o ministro Kassio Nunes Marques, indicado pelo ex-presidente de extrema direita Jair Bolsonaro. 

Marques concedeu uma liminar em 2020 favorável ao arrasto, alegando que os estados não poderiam reforçar sua defesa ambiental. A medida atendeu sobretudo a lobistas de Santa Catarina que praticavam arrastões na costa gaúcha.

Todavia, a danosa pesca estava suspensa por uma ação da Procuradoria-Geral do Estado, aceita na Justiça Federal de Porto Alegre (RS) e validada ano passado pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4). 

Conforme informações obtidas junto ao STF, a decisão sobre a questão gaúcha abre um precedente para que, em caso de novas disputas judiciais, sejam igualmente validadas outras leis estaduais contra a pesca de arrasto. 

Uma reportagem especial de ((o))eco, em agosto de 2021, revelou que 10 estados já vetam a prática: Amapá, Rio de Janeiro, Alagoas, Rio Grande do Norte, Maranhão, Ceará, Pará, Rio Grande do Sul, São Paulo e Pernambuco. 

  • Aldem Bourscheit

    Jornalista brasilo-luxemburguês cobrindo há mais de duas décadas temas como Conservação da Natureza, Crimes contra a Vida Sel...

Leia também

Reportagens
17 de agosto de 2021

Brasil naufraga no controle da pesca de arrasto

A falta de estatísticas e o drible em informações técnicas se somam a maiores desregulamentação e influência privada no governo extremista de Jair Bolsonaro

Salada Verde
22 de junho de 2023

Ministério contraria pesca de arrasto no Rio Grande do Sul

Parecer técnico do órgão federal foi repassado à Corte Suprema, que amanhã pode bater o martelo sobre a prática no estado.

Salada Verde
3 de junho de 2022

Rio Grande do Sul unido contra a pesca de arrasto

Pescadores, governo e judiciário gaúchos pedem a volta de políticas que conservem estoques pesqueiros e o banimento definitivo dos arrastões no litoral do estado

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. Jalim Habey diz:

    Não fosse a mediocridade expressa na ideologizaçäo de tudo, saberiam que no Brasil as funções de Guarda Costeira são exercidas pela Marinha, por meio das Capitanias dos Portos. Personagens devidamente escanteados no desgoverno anterior, aspirante à Ditadura de extrema-direita, seguem vociferando.


  2. Juarez diz:

    Kássio Kagando contra a natureza e os interesses dos pescadores do RS. Só podia.


  3. Luiz Prado diz:

    A mediocridade expressa na ideologizaçäo de tudo prefere não ver que o governo do presidente de extreme esquerda Lula tampouco jamais falou na criação de imite guarda costeria que possibilitasse a fiscalização do litaoral contra a pesca predatóri1 chinesa na faixa de 200 milhas.