Notícias

Veículo de ONG é atingido por tiros em Santa Catarina

Ninguém ficou ferido, mas colaboradores do Instituto Espaço Silvestre estão assustados e suspenderam algumas atividades por precaução. ONG ajuda a recuperar população de papagaios ameaçados em Santa Catarina

Vandré Fonseca ·
28 de junho de 2018 · 6 anos atrás
Carro do Instituto Espaço Silvestre alvejado. Autor do atentado não foi localizado. Foto: Vanessa Tavares Kanaan/Facebook.

Um carro do projeto de reintrodução do papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) sofreu um atentado a tiros quando retornava de um trabalho de campo, na quarta-feira (26/06), perto da cidade de Ponte Serrada (SC), a 460 quilômetros da capital do estado.

“O biólogo estava vindo sozinho do Parque Nacional das Araucárias, às 11 horas da manhã, em plena luz do dia”, conta a bióloga Vanessa Tavares Kanaan, diretora-técnica do Instituto Espaço Silvestre, da organização não governamental responsável pelo programa.

Dos cinco tiros que teriam sido disparados, dois acertaram o veículo, segundo informações da ong. Assustado, o motorista preferiu continuar a viagem e retornou, algum tempo depois, com policiais. Mas o autor dos disparos não foi identificado.

Desde 2010, o projeto já soltou 113 papagaios, na grande maioria resgatados do tráfico, na região. Outros 100 estão em reabilitação para serem levados à vida livre.

O papagaio-de-peito-roxo é encontrado na Mata Atlântica, da Bahia ao Rio Grande do Sul e regiões da Argentina e Paraguai. Entre os ameaçados, é a principal vítima dos traficantes de animais, segundo informações da ong.

Endêmicos da Mata Atlântica, o papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea) é uma das espécies na lista vermelha da IUCN. Foto: Vanessa Kanaan.

Pelos critérios da União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN), a espécie é considerada em perigo de extinção, devido ao rápido declínio da população, provocada pela perda e fragmentação do hábitat, além do comércio ilegal. No ICMBio, é listada como vulnerável.

“Existem aproximadamente 4 mil em vida livre”, afirma Vanessa Kanaan. “Mas se considerar a ocorrência, você vê que é muito baixa, que são populações muito isoladas”, completa.

Dispersores de sementes

A bióloga destaca a importância desses papagaios para a floresta. Eles são dispersores de sementes de araucárias e outras árvores. De acordo com a bióloga, pinhões da araucária bicados por papagaios germinam com mais facilidade.

Vanessa Kanaan diz ainda que ela e os colegas estão assustados. Algumas atividades do projeto foram suspensas, enquanto é providenciada escolta para equipes. Mas essa medida de proteção aos ambientalistas ainda depende de dinheiro, que está em falta.

Há seis meses, por falta de recursos, o projeto não recebe papagaios resgatados. “A gente espera que de algo tão ruim, a gente consiga atenção tanto contra a caça quanto a captura de animais da natureza”, torce a bióloga.

 

Leia Também 

Marco Aurélio solta mandante do assassinato de Dorothy Stang

Reintrodução do ameaçado papagaio-de-peito-roxo leva prêmio ambiental

Começou a temporada do tráfico de papagaios

 

 

 

Leia também

Notícias
10 de outubro de 2012

Começou a temporada do tráfico de papagaios

Com a chegada da primavera, período de reprodução, inicia-se também o trágico ciclo da venda criminosa de psitacídeos, como o papagaio-verdadeiro.

Notícias
16 de março de 2016

Reintrodução do ameaçado papagaio-de-peito-roxo leva prêmio ambiental

Prêmio Expressão de Ecologia condecorou pela 2ª vez o projeto que, desde 2010, já recuperou e fez a soltura de 83 papagaios no Parque Nacional das Araucárias.

Notícias
25 de maio de 2018

Marco Aurélio solta mandante do assassinato de Dorothy Stang

Ministro do STF concedeu habeas corpus ao fazendeiro Regivaldo Galvão, o Taradão, condenado por encomendar a morte da missionária, assassinada em 2005

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 7

  1. Paulo diz:

    Imaginem se a PL da caça/matança do dep. Vadestruir Collato passar. Será chumbo aos montes para tudo quanto é lado.


    1. Jahlim Rabey diz:

      Uma coisa não tem nada a ver com a outra. Quem quer cometer crime, vai cometer de qualquer jeito.


      1. Andreia diz:

        Exatamente!!!! Imagina com caça liberada!!! Alguém tem a santa inocência de achar que aqui no Brasil vão atirar só nas espécies que poderia????!!!!!
        Fala sério!!!!


      2. fui. diz:

  2. Vanessa diz:

    Precisamos transformar esse fato trágico em algo bom, vamos no unir para cobrar e emponderar a autoridades para que possam proteger pessoas e a nossa biodiversidade!


  3. Fernando diz:

    Agora os bandidos começaram a atirar nos Biólogos que com muito sacrifício estão tentando reintroduzir o papagaio-de-peito-roxo. Não basta desmatar e caçar os animais, também querem impedir a reintrodução daqueles que eles extinguiram…


  4. Marineiro diz: