Reportagens

Uma vitória, outro desafio

A Assembléia Legislativa do Pará aprovou a lei que determina que 65% do estado será preservado para fins ambientais. O desafio agora é colocar em prática.

Carolina Elia ·
20 de abril de 2005 · 19 anos atrás

Depois de quase 20 anos de maturação, o projeto de lei para o Macrozoneamento Ecológico-Econômico do Pará foi aprovado pela Assembléia Legislativa do estado. Por unanimidade, os 38 deputados presentes concordaram em destinar 35% do território paraense para atividades produtivas como agricultura e pecuária e preservar 65% para a criação de unidades de conservação. O objetivo central da nova lei é ordenar o uso da terra no Pará, que representa quase 17% do território nacional e contêm 26% da Amazônia.

“O desafio agora é a implantação do zoneamento”, reconheceu o governador Simão Jatene depois da votação. Foi ele que entregou o projeto pessoalmente nas mãos do presidente da Assembléia, o deputado Mário Couto, em fevereiro deste ano e pediu urgência. “O que se pretende é estabelecer, de forma definitiva, uma ordem de ocupação do território paraense evitando a especulação e os conflitos”, explicou.

Para a nova lei ter chances de ser respeitada na prática, o anteprojeto foi debatido com diferentes setores da sociedade antes de ser posto em votação. Foram ouvidos madeireiros, agropecuaristas, Ongs, sindicatos e seus representantes no poder legislativo. A versão aprovada em 19 de abril sofreu 14 emendas.

“Ficamos quatro meses parados apenas negociando com todos os segmentos, vendo o que era possível mudar”, revelou Crisomar Lobato, integrante da Secretaria Executiva de Ciência e Tecnologia e Meio Ambiente( SECTAM) que ajudou a elaborar o texto do anteprojeto. Para Marcelo Creão que faz parte da equipe da WWF na Amazônia e acompanhou o processo, o texto aprovado foi mais fiel às necessidades do Pará do que a interesses particulares. “ O fato de ter sido aprovado por unanimidade, mostra que eles conseguiram chegar a um consenso”, comentou.

Mas o macrozoneamento recorta o estado do Pará em linhas gerais e apenas determina quais regiões devem ser destinadas a atividades econômicas e quais serão preservadas para fins ecológicos. Agora falta detalhar como será feita a exploração de cada área e isso vai ser definido, ou pelo menos influenciado, por uma comissão cujos assentos estão sendo disputados a tapa.

A comissão será formada por integrantes de diversos setores da sociedade, inclusive acadêmicos e governo federal, e sua opinião subsidiará as decisões do poder executivo do Pará, que detém a última palavra. Quem acompanhou a fase final da elaboração do texto garante que chegar a um acordo sobre o poder que será outorgado a esta comissão foi um dos pontos mais delicados das negociações. “ Ela não será soberana e nem submissa”, concluiu.

O projeto de macrozoneamento do Pará começou a ser idealizado há 20 anos, mas ganhou forma nos últimos dois, durante a gestão de Simão Jatene. O plano do governador era submeter o texto a votação no ano passado, mas impasses sobre alguns trechos fizeram sua equipe recuar. Em fevereiro, sua importância foi ressaltada com o assassinato da freira americana Dorothy Stang provocado por disputas de terras no Estado. O crime levou o governo federal a decretar a criação de duas unidades de conservação previstas no Macrozoneamento: a Estação Ecológica da Terra do Meio e o Parque Nacional da Serra do Pardo, que por enquanto só existem no papel.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.