Reportagens

Queda livre

Andorinhas raras encantam ao despencarem do céu rumo à cachoeira da Pancada Grande, na Bahia, abrigando-se atrás de suas águas. Agora, elas estão a salvo.

Andreia Fanzeres ·
18 de maio de 2005 · 19 anos atrás

Todos os dias, pontualmente a quinze minutos do pôr-do-sol, a cachoeira de Pancada Grande, no sul da Bahia, é cenário de um raro e belo espetáculo da natureza. Chuva de pássaros.

Quando as nuvens ganham um tom róseo, a temperatura começa a baixar e os grilos da mata cantam para chamar a noite, centenas de andorinhas se preparam para seu merecido descanso.

Depois de se empanturrarem de insetos ao longo do dia, elas dançam pelo céu em círculos como num enxame e despencam, uma a uma, na direção das volumosas quedas da Pancada Grande, cachoeira de 61 metros de altura no município de Ituberá.

As pequeninas aves têm o nome científico Cypseloides senex, mas são conhecidas como andorinhões-velhos-da-cascata. Resistentes ao frio e com plumagem impermeável, elas atravessam a cortina d’água e se fixam às rochas. Por trás das turbulentas quedas, confeccionam seus ninhos com musgo e saliva, em um ambiente hostil e barulhento. É quase inacreditável ver como pássaros tão delicados escolheram a Pancada Grande (que não tem esse nome à toa) para dormir e se reproduzir. Mas, no nordeste, essa espécie não tem muitas outras opções.

Ao amanhecer, as andorinhas mergulham no ar e deixam as águas da Pancada Grande para mais um dia de caça nos fragmentos de mata atlântica preservados dentro da propriedade da fábrica de pneus Michelin. De vez em quando, a forte correnteza arrasta os andorinhões ao tentarem alçar vôo. Mas eles, com surpreendente habilidade, se livram das águas do rio Serinhaém como se nada tivesse acontecido.

Os moradores das redondezas aprenderam, desde cedo, a apreciar tão extraordinário ritual – mais comum nas cachoeiras da região sudeste. Ainda hoje ficam de queixo caído e olhos atentos em cada uma das andorinhas que se aproximam da Pancada Grande. Diante do magnífico espetáculo, não dá para acreditar que a praga das hidrelétricas também já tenha ameaçado esse lugar. O Centro de Referência Ambiental da Bahia confirma o motivo da preocupação dos moradores locais: a Itapebi Geração de Energia S/A obteve no ano 2000 licença para implantar uma hidrelétrica na Pancada Grande. Mas como não cumpriu os 34 condicionantes do projeto, ele perdeu a validade e a empresa aparentemente abandonou a idéia de estragar um dos últimos refúgios de mata atlântica do estado. Oficialmente, ninguém tem autorização para mexer um dedo na cachoeira. Afinal, o espetáculo tem que continuar.

  • Andreia Fanzeres

    Jornalista de ((o))eco de 2005 a 2011. Coordena o Programa de Direitos Indígenas, Política Indigenista e Informação à Sociedade da OPAN.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.