Reportagens

Vade retro, grão maldito

Plantada pela primeira vez em 1924, no Rio Grande do Sul, a soja devastou a natureza do estado, virou líder da agricultura nacional e vilã dos ambientalistas.

Renan Antunes de Oliveira ·
8 de julho de 2005 · 19 anos atrás

O primeiro grão de soja do Brasil brotou na terra da Xuxa, Santa Rosa, nos grotões do Rio Grande do Sul, em 1924. A semente veio dos Estados Unidos, trazida pelo pastor alemão Albert Ernest Henry Lehenbauer, da Igreja Evangélica Luterana.

Se fosse hoje, não faltariam acusações a “religiosos estrangeiros trazendo culturas exóticas para dominar a agricultura nacional”. Na época, ninguém poderia sequer imaginar o peso futuro da “santa praga”, no Brasil e nos vizinhos Paraguai, Argentina, Uruguai e Bolívia. Para o bem: trouxe riqueza, dólar, bufunfa. Para o mal: envenenou rios, devastou florestas, dizimou a fauna nativa.

A intenção do pastor Lehenbauer era 100% do bem: ele queria misturar soja na ração dos porcos para engordar a mesa dos então subnutridos colonos europeus, como conta Teresa Christensen, autora de um livro sobre o tema. O projeto do pastor deu supercerto: várias décadas depois, aquele canto do Rio Grande produz hordas de gente europeizada e saudável como a Rainha dos Baixinhos. Vitaminadas a soja.

O que deu errado: os campos sulinos tinham onças, antas, veados, emas, macacos, florestas de araucária, banhados. Quase tudo já era, engolido pela boa praga. Num flash back: em 1940, o Rio Grande plantava 640 hectares, mancha que os satélites não veriam do céu. Hoje, são 3,5 milhões de hectares.

É tanta soja que abateu também a figura tradicional do gaúcho – cavalgando pelas coxilhas qualquer um tem a impressão de que a soja tomou metade dos pampas, quando na verdade sua lavoura ocupa apenas 11% das terras agricultáveis.

De Santa Rosa ela avançou pelo Noroeste do Rio Grande botando abaixo florestas, das margens do Rio Pelotas até o das Antas. Depois comeu as terras do gado, pros lados de Santa Maria, estendendo seu tapete verde até São Borja, na fronteira com a Argentina. Drenou banhados no Sul, pros lados de Camaquã, e invade Pelotas, ameaçando o santuário do Banhado do Taim.

A soja nasceu na China. Teve seu boom norte-americano entre as décadas de 20 e 50. Começou a crescer por aqui nos anos 60, chegando à maioridade atrasadinha, na década de 70. Virou o século de vento em popa. Hoje é o rabo que balança o cachorro da economia nacional – nos anos em que vai mal, o país todo sente o drama.

No berço gaúcho, 2005 será (já vinha sendo e vai terminar) um ano horribillis por causa da seca. A área plantada cresce desde 2001, quando 3 milhões de hectares renderam 7 milhões de toneladas. Este ano, que antes da seca trazia a expectativa de 8 milhões de toneladas, vai render só 2 milhões.

Os governos calculam sempre o tamanho da perda da safra: basta multiplicar os 14 reais da saca de 60 quilos pelos milhões de toneladas perdidas para a largura do rombo, em dólar.

Mas pouca gente contabiliza o passivo ambiental. Por décadas, todas as espécies que enfrentaram o avanço das frentes da soja foram morrendo em silêncio. Perdiz, pomba, passarinho, nada resiste aos agrotóxicos da lavoura extensiva. E cada um dos bilhões de grãos colhidos pode ter seu equivalente em cada uma das bilhões de folhas das árvores ceifadas.

Quem está fazendo esta conta negativa é o engenheiro agrônomo Sebastião Pinheiro, conselheiro da ong Agapan (Associação Gaúcha de Proteção ao Ambiente Natural). Usando sua caneta como uma espada, ele está escrevendo um libelo antisoja: “A Máfia dos Alimentos no Brasil”. A planta é o bandido involuntário, porque os chefões seriam 11 multinacionais que controlam sua produção mundial, entre elas Phillip Morris, Cargill, Bunge e Nestlé.

“O país deveria ter contido a expansão da soja há 30 anos. Mas como ela cresceu durante a ditadura, a sociedade não pôde fazer nada”, diz Pinheiro. Ele tem um alerta: “Agora ela está invadindo a Amazônia. Ninguém tenta deter seu avanço. Parece que não se aprendeu nada com o passado”.

Há todo tipo de estudo condenando a monocultura da soja, financiado por e para governos. Mas ninguém dá bola. A Emater gaúcha diz que ela é prejudicial ao meio ambiente e, paradoxalmente, à própria produção, pois as pragas que gera acabarão por consumi-la. Também, ninguém dá bola.

O Greenpeace ataca o modelito: “Veja-se a conversão da paisagem agrícola do Rio Grande do Sul. Se andarmos por Santa Maria, Cruz Alta e Passo Fundo, a paisagem será sempre a mesma: soja. Numa situação normal de plantio, o ecossistema agrícola consegue chegar a um equilíbrio para reduzir os danos à lavoura. Porém, na monocultura, os insetos não têm o que comer, a não ser o produto plantado – por mais que ele ‘odeie’ soja, vai consumi-la. Além disso, há nesse tipo de cultura um desequilíbrio do solo, deixando a planta vulnerável a fungos e bactérias”.

Se falar em monocultura da soja é o diabo, surge agora a figura da transgênica, o demônio reinventado. Crítico dos críticos, o agrônomo Pinheiro diz que a multinacional Monsanto, mãe da transgenia, apesar de toda celeuma que seu nome sempre provoca, é “uma pequena empresa de tecnologia de alimentos” se comparada às grandes, e por isso nem de longe deve ser responsabilizada por nenhum dos males da soja.

A ambientalista Lara Lutz, Fundação Gaia também é crítica dos transgênicos. Sustenta que sua introdução “concentra capital na mão de empresas em detrimento da produção diversificada, autônoma e localmente segura da agricultura familiar campesina”. Ela pergunta: “Será que amanhã vamos nos alimentar só de soja”? Lara questiona com a autoridade de ser filha do grande ambientalista José Lutzenberger, já falecido, primeiro a combater o avanço da soja em todas as suas formas.

Ela vê na monocultura “um ataque à integridade biológica das nossas paisagens, com impactos que vão desde os estéticos até a alteração da fauna e flora, neste caso pela polinização cruzada de espécies nativas e cultivadas”. Lara Lutz vê ainda prejuízos na qualidade ambiental, na segurança nutricional e na segurança social – como a soja é toda mecanizada, as cidades incham com gente expulsa do campo.

Diante de tudo isso, pergunte a você mesmo se consegue sentar à mesa para o almoço e não comer algo que contenha soja em sua composição. Virtualmente impossível.

Como a soja veio para ficar, é muito difícil que as próximas gerações consigam escapar dos efeitos dela. De imediato: o Brasil vai colher 51 milhões de toneladas este ano, sem os quais a economia sofreria de anemia aguda.


PS.: Dizem que Marcos Valério planejava plantar soja nas fazendas que a CPI descobriu, mas isto já é querer culpar o cara por todas as desgraças nacionais.

Leia também

Notícias
19 de abril de 2024

Levantamento revela que anta não está extinta na Caatinga

Espécie não era avistada no bioma havia pelo menos 30 anos. Descoberta vai subsidiar mudanças na avaliação do status de conservação do animal

Salada Verde
19 de abril de 2024

Lagoa Misteriosa vira RPPN em Mato Grosso do Sul

ICMBio oficializou a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural Lagoa Misteriosa, destino turístico em Jardim, Mato Grosso do Sul

Salada Verde
19 de abril de 2024

Museu da UFMT lança cartilha sobre aves em português e em xavante

A cartilha Aves do MuHna, do Museu de História Natural do Araguaia, retrata 10 aves de importância cultural para os xavante; lançamento foi em escola de Barra do Garças (MT)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.