Reportagens

Só acredito vendo

Britânicos pegam carona na tendência norte-americana e mostram em pesquisa de opinião que estão cada vez mais descrentes em relação ao aquecimento global.

Redação ((o))eco ·
24 de fevereiro de 2010 · 14 anos atrás

Apesar de todas as informações diariamente produzidas pela Ciência sobre a responsabilidade humana no aquecimento do planeta, e os riscos que o aumento da temperatura planetária trazem à sobrevivência da vida tal qual conhecemos, novas pesquisas indicam queda na crença sobre mudanças climáticas em países desenvolvidos. Além do notório desempenho norte-americano, segundo país no mundo que mais emite gases de efeito estufa, agora foi a vez de os ingleses mostrarem em recente pesquisa de opinião da Ipsos Mori que a convicção sobre as ameaças climáticas caiu e muito.

Segundo a avaliação, que ouviu pouco mais de mil britânicos, o percentual de adultos que acreditam nas mudanças climáticas passou de 44% para 31% de 2009 a 2010. Apesar disso, de uma maneira geral nove a cada dez pessoas aparentam aceitar em algum grau a existência do problema do aquecimento global. Mas a redução do número de convictos demonstrou, para os pesquisadores, que pode ser mais difícil estimular mudanças no comportamento do público e obter apoio a medidas como aumento do preço da energia e outros bens, em função das alterações da economia e do clima em si.

Ano passado, a pesquisa apurou que uma a cada três pessoas achavam que as mudanças climáticas eram causadas pelas atividades humanas. Agora, uma a cada cinco pessoas pensam assim. Embora nos últimos meses dados científicos sobre as mudanças climáticas estejam tenham sido abertamente questionados na mídia, uma pesquisa da BBC sugere que o inverno gelado dos ingleses este ano teve mais influência na opinião pública dos britânicos sobre o aqueciment global.

Nesta mesma avaliação, publicada no início do mês, 25% das pessoas disseram que as alterações climáticas não estavam acontecendo. Em novembro de 2009, esse índice não passava dos 15%. A notícia é do jornal The Guardian.

Leia também

Notícias
28 de março de 2024

Estados inseridos no bioma Cerrado estudam unificação de dados sobre desmatamento

Ação é uma das previstas na força-tarefa criada pelo Governo Federal para conter destruição crescente do bioma

Salada Verde
28 de março de 2024

Uma bolada para a conservação no Paraná

Os estimados R$ 1,5 bilhão poderiam ser aplicados em unidades de conservação da natureza ou corredores ecológicos

Salada Verde
28 de março de 2024

Parque no RJ novamente puxa recorde de turismo em UCs federais

Essas áreas protegidas receberam no ano passado 23,7 milhões de visitantes, sendo metade disso nos parques nacionais

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.