UNEP quer restaurar ecossistemas degradados

Restauração de ecossistemas pode gerar trilhões de dólares e milhares de empregos, segundo novo relatório do Programa de Meio Ambiente da ONU.

9 de julho de 2010 · 14 anos atrás
Londres – O UNEP divulgou um relatório que dá ênfase aos benefícios de se recuperar ecossistemas naturais. O relatório defende que, longe de ser um imposto sobre o crescimento e desenvolvimento, a recuperação de sistemas naturais vai gerar emprego, riqueza e restauração de serviços de trilhões de dólares.

O relatório utiliza estudos de caso para demonstrar os benefícios da restauração florestal para a biodiversidade e conservação e seus impactos para a vida e bem-estar humano. A variedade de ecossistemas apresentados em cada estudo de caso mostram muitos benefícios singulares que a restauração florestal pode oferecer.

O Instituto Terra, uma organização sem fins lucrativos que possui viveiros para fazer replantio de áreas degradas na Mata Atlântica é mencionada por seus serviços para com a biodiversidade, regulação da água, estoque de carbono e prevenção de erosão do solo.

Proteger ecossistemas intactos é, certamente, a forma mais lógica e com menos custos na estratégia de mitigação das mudanças climáticas, porém mais de 60% dos ecossistemas globais – de áreas pantanosas e recifes de coral até florestas tropicais e solos – já encontram-se degradados. Com base nisso, o relatório afirma que a restauração florestal deve ganhar igual importância para a conservação. (Patrick Bodenham)

Baixe aqui o relatório completo

Alguns dos benefícios da restauração florestal:

·         Aumento na qualidade dos habitats para animais e plantas;
·         Reserva de água segura e de alta qualidade;
·         Prevenção e redução da degradação do solo;
·         Fonte segura de biomassa e bioenergia.
·         Seqüestro de carbono socialmente aceitável e ambientalmente seguro;
·         Demanda adequada e sustentável em oportunidades de empregos para comunidades rurais;
·         Fonte sustentável de Madeira para indústria e comunidade locais;
·         Investimento com retorno sólido para setor da indústria florestal;
·         Aumento na resistência e resiliência dos sistemas naturais às mudanças climáticas;
·         Fonte de produtos florestais não madeireiros como plantas medicinais e artigos comerciáveis.
·         Oportunidades de recreação e turismo;
·         Aumento no valor das propriedades próximas à área restaurada;
·         Reforço econômico e ambientalmente seguro e mitigação de riscos para a economia e para o meio ambiente.

Fonte: Global Partnership on Forest Landscape Restoration (GPFLR),