Reportagens

O Projeto

Embora diferentes, as montanhas andinas e as florestas amazônicas são parte de um mesmo sistema: a água nascida nos cumes percorre milhares de quilomêtros e inunda as planícies alimentando as matas mais biodiversas do planeta. Tomadores de decisão, líderes e, muitas vezes, os habitantes da bacia amazônica, não consideram ou conhecem esta relação. Recursos naturais são utilizados causando impacto nos ecossistemas e pessoas que deles dependem, seja rio acima ou abaixo. Um problema que afeta dos pequenos povoados às grandes cidades nos países que compartilham as águas amazônicas. O projeto Andes Água Amazônia é um esforço conjunto de diversas organizações para comunicar as peculiaridades, belezas e fragilidades de um sistema natural importante para todo o mundo. Utiliza recursos como fotos, vídeos, crônicas e reportagens para desvendar quais são os temas e seus protagonistas neste imenso ambiente cheio de vida e cultura. As primeiras expedições ocorrem ao longo do rio Napo, o mais importante e cauloso tributário nascido no Equador. Nas alturas dos paramos equatorianos nascem as águas das quais dependem a vida de milhares de espécies na Amazônia, incluindo tribos indígenas que vivem em isolamento voluntário. Estas mesmas águas conduziram Francisco Orellana, o conquistador espanhol considerado o primeiro a relatar as maravilhas do gigante Amazonas aos reis da Europa. Andes Água Amazônia começa no Equador a contar a história dos que hoje vivem ligados a esse importante sistema natural, mesmo que não o saibam. Em breve esperamos contar a história, dos colombianos, peruanos, bolivianos e brasileiros que, assim como seus irmãos equatorianos, dependem tanto da montanha como da floresta.

Redação ((o))eco ·
16 de outubro de 2012 · 14 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
15 de abril de 2026

SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica

Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica

Salada Verde
15 de abril de 2026

Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio

Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado

Salada Verde
15 de abril de 2026

Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030

Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.