Salada Verde

Água de Ribeirão preto em risco

Uma pesquisa realizada pela engenheira química Cristina Pasqualato, da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp), trouxe uma péssima notícia para a natureza e habitantes da cidade paulista: o Aqüífero Guarani, responsável por 100% do abastecimento de água na região, está contaminada por um herbicida usado na cultura canavieira. De acordo com notícia da Gazeta Mercantil, o trabalho aconteceu de janeiro a dezembro de 2007 e cinco poços foram verificados a cada 15 dias no período. Em dois, foram encontrados traços do herbicida, assim como no rio Prado, que em breve deverá ser usado para o abastecimento de Ribeirão. De acordo com Pasqualato, o material químico ainda não afetou o consumo de água. Até quando?

Salada Verde ·
6 de janeiro de 2009 · 18 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de julho de 2026

Goleiro de Cabo Verde é homenageado com nova espécie marinha

Vozinha, herói na campanha histórica do país africano na Copa do Mundo de 2026, teve seu nome dado a um recém-descoberto molusco do Caribe

Notícias
10 de julho de 2026

Campanha premiada em Cannes coloca conservação marinha brasileira em evidência

Reconhecimento em Festival de Criatividade de Cannes impulsiona debate sobre conservação marinha e reforça criação da maior área protegida do oceano brasileiro

Análises
10 de julho de 2026

Quem destrói mais – agronegócio ou El Niño?

Enquanto as oscilações do El Niño são temporárias, a destruição contínua gerada pelo agronegócio impõe um colapso hídrico e climático de longa duração

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.