Salada Verde

Anchovinha e a preservação do mar

Com mais de três décadas de mergulhos e fotografias submarinas no currículo, Carlos Secchin acaba de lançar seu primeiro livro infantil. Obra tem suplemento especial para escolas.

Salada Verde ·
21 de julho de 2009 · 12 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Há mais de 30 anos, o fotógrafo submarino Carlos Secchin combina a paixão pelo mergulho com a captação de imagens surpreendentes dos ambientes marinhos. Ao lado de pesquisadores, ajudou a descobrir formas de vida como o coral-chicote (Cirripathes secchini). Incansável, acaba de lançar o livro infantil Anchovinha (capa acima). Em parceria com o jovem engenheiro sanitarista Cauam Cardoso, a obra ganhou um caderno especial para professores. Assim, a escola que adotar a obra receberá gratuitamente da editora Imperial Novo Milênio o suplemento, que traz propostas para atividades em grupo sobre as características e necessidade de preservação do mar.

A aventura submarina da Anchovinha é inspirada no peixe que vive na costa andina do Pacífico, formando um dos maiores e mais ameaçados cardumes do planeta, pela pesca industrial descontrolada. O trabalho é um alerta contra o uso de modernas tecnologias pesqueiras desconsiderando a capacidade de reprodução de ambientes naturais e bancos pesqueiros. Indispensável também para o futuro Ministério da Pesca brasileiro, não é mesmo?

“A população humana continua crescendo, ao passo que o pescado vem perdendo rapidamente espaço no mar, em razão também da presença cada vez maior de águas turvas, poluídas e pobres em nutrientes. Muitas leis internacionais de pesca estão sendo elaboradas e discutidas, mas não se sabe se serão cumpridas. Parece-me um bom começo protegermos o que está perto e diante de nós – o espaço onde a maioria dos peixes pertencentes à cadeia alimentar dos oceanos surge: as águas rasas; os mangues; lagoas e estuários. E, nesse aspecto, cada um de nós, gostando ou não de comer peixe, pode contribuir de alguma forma”, comentou Secchin, em nota distribuída para o lançamento da publicação.

Anchovinha tem 40 páginas e custa vinte reais. O fotógrafo também é autor de vários livros sobre unidades de conservação brasileiras, como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Arquipélago de Fernando de Noronha, Ilha Grande, Narcosis e Peixes do Brasil.

Saiba mais:
Um Brasil submerso e colorido
Duas histórias sertanejas do século 21
Lave com água leve
Banho de Cheiro

Leia também

Notícias
1 de dezembro de 2021

Amazônia acumula 73 mil focos de incêndio em 2021, segundo dados do INPE

Há menos de uma semana, Bolsonaro voltou a afirmar que “floresta úmida não pega fogo”. Número de queimadas no Pampa segue em alta

Notícias
1 de dezembro de 2021

Audiência Pública discute projeto de lei que quer municipalizar áreas de preservação em Angra dos Reis

Projeto que altera gestão da APA Tamoios é da deputada Célia Jordão, esposa do prefeito de Angra. Cerca de 40 organizações se manifestaram contrárias ao PL

Reportagens
30 de novembro de 2021

Há 8 anos na Câmara, projeto que cria uma lei para o mar ainda não tem votação à vista

Série de reportagens investiga motivos da longa tramitação do projeto de lei que institui a Política Nacional para Conservação e o Uso Sustentável do Bioma Marinho Brasileiro

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta