Salada Verde

Anchovinha e a preservação do mar

Com mais de três décadas de mergulhos e fotografias submarinas no currículo, Carlos Secchin acaba de lançar seu primeiro livro infantil. Obra tem suplemento especial para escolas.

Salada Verde ·
21 de julho de 2009 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Há mais de 30 anos, o fotógrafo submarino Carlos Secchin combina a paixão pelo mergulho com a captação de imagens surpreendentes dos ambientes marinhos. Ao lado de pesquisadores, ajudou a descobrir formas de vida como o coral-chicote (Cirripathes secchini). Incansável, acaba de lançar o livro infantil Anchovinha (capa acima). Em parceria com o jovem engenheiro sanitarista Cauam Cardoso, a obra ganhou um caderno especial para professores. Assim, a escola que adotar a obra receberá gratuitamente da editora Imperial Novo Milênio o suplemento, que traz propostas para atividades em grupo sobre as características e necessidade de preservação do mar.

A aventura submarina da Anchovinha é inspirada no peixe que vive na costa andina do Pacífico, formando um dos maiores e mais ameaçados cardumes do planeta, pela pesca industrial descontrolada. O trabalho é um alerta contra o uso de modernas tecnologias pesqueiras desconsiderando a capacidade de reprodução de ambientes naturais e bancos pesqueiros. Indispensável também para o futuro Ministério da Pesca brasileiro, não é mesmo?

“A população humana continua crescendo, ao passo que o pescado vem perdendo rapidamente espaço no mar, em razão também da presença cada vez maior de águas turvas, poluídas e pobres em nutrientes. Muitas leis internacionais de pesca estão sendo elaboradas e discutidas, mas não se sabe se serão cumpridas. Parece-me um bom começo protegermos o que está perto e diante de nós – o espaço onde a maioria dos peixes pertencentes à cadeia alimentar dos oceanos surge: as águas rasas; os mangues; lagoas e estuários. E, nesse aspecto, cada um de nós, gostando ou não de comer peixe, pode contribuir de alguma forma”, comentou Secchin, em nota distribuída para o lançamento da publicação.

Anchovinha tem 40 páginas e custa vinte reais. O fotógrafo também é autor de vários livros sobre unidades de conservação brasileiras, como Parque Nacional Marinho dos Abrolhos, Arquipélago de Fernando de Noronha, Ilha Grande, Narcosis e Peixes do Brasil.

Saiba mais:
Um Brasil submerso e colorido
Duas histórias sertanejas do século 21
Lave com água leve
Banho de Cheiro

Leia também

Salada Verde
22 de abril de 2024

Livro destaca iniciativas socioambientais na Mata Atlântica de São Paulo

A publicação traz resultados do Projeto Conexão Mata Atlântica em São Paulo, voltados para compatibilização de práticas agropecuárias com a conservação da natureza

Salada Verde
22 de abril de 2024

Barcarena (PA) é o primeiro município a trabalhar a cultura oceânica em 100% da rede pública de ensino

Programa Escola Azul incentiva instituições de ensino de todo o país a integrar a rede e implementar cultura oceânica nas escolas. Mais de 290 escolas de todo o Brasil participam do projeto

Reportagens
22 de abril de 2024

Um macaco sem floresta na capital do Amazonas

Símbolo de Manaus, o sauim-de-coleira corre risco de desaparecer da cidade amazônica, ameaçado pelo avanço da urbanização desordenada

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 1

  1. Hi, depois de ler este notável pedaço de escrita i am bem alegre para
    partilhar a minha experiência colegas.