Ao menos por enquanto, a empresa de terras do Distrito Federal (Terracap) está proibida de seguir com as obras em parte do bairro Noroeste, em Brasília. A decisão da Justiça foi baseada em uma ação civil ajuizada pelo Ministério Público Federal e protege basicamente 12 hectares reinvindicados por onze famílias na Comunidade Indígena Bananal/Santuário dos Pajés. Na decisão, também é ressaltado que o órgão não poderá “promover qualquer ato que possa intimidar ou ameaçar os membros da comunidade”.
Em nota no jornal Correio Braziliense, a Terracap diz que recorrerá da decisão e garantiu que o espaço onde estão os indígenas não foi licitado, nem será alvo de obras de infraestrutura. Em visita ao local, a reportagem de O Eco flagrou avenidas abertas a poucos metros da área onde vivem aquelas famílias. A empresa pública tenta transferir os indígenas para uma área ao lado do projetado bairro.
Os planos para a construção do Noroeste são cercados de polêmica. Vendido como “primeiro bairro ecológico do país”, vai pôr abaixo 800 hectares de Cerrado para plantar prédios e o parque Burle Marx, expulsar famílias tradicionais, afetar nascentes e prejudicar o entorno do Parque Nacional de Brasília. Também irá complicar o já saturado trânsito de Brasília e está alimentando a insaciável especulação imobiliária da capital federal.
Uma nova manifestação contrária ao projeto acontece amanhã (26), às 9h30min, na Praça Galdino (Quadra 704 Sul).
Saiba mais:
Ecologia de fachada
Reflexo mortal é ignorado
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
O papel das pessoas na recuperação de um rio
A transformação do Córrego Tiquatira de esgoto a céu aberto a parque, repleto de gente e atividades revela um componente essencial: o pertenciment →
STF valida redução de área protegida no Pará para abrir caminho à Ferrogrão
Supremo considera constitucional mudança nos limites do Parque Nacional do Jamanxim, em decisão que favorece projeto ferroviário alvo de críticas socioambientais →
Arborização urbana esbarra na falta de continuidade das prefeituras
Metas e dispositivos legais existem, mas a falta de coordenação, orçamento próprio e problemas de gestão figuram como grandes empecilhos →
