Salada Verde

Soja ilegal

Operação que apreende soja cultivada irregularmente na Amazônia mato-grossense supera 270 mil sacas, inclusive com plantio clandestino em terra indígena.

Salada Verde ·
30 de abril de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Fiscal do Ibama flagra colheita clandestina de soja em Mato Grosso. (foto: Ibama/MT)
Fiscal do Ibama flagra colheita clandestina de soja em Mato Grosso. (foto: Ibama/MT)

O saldo da operação do Ibama em propriedades que plantaram ilegalmente soja na Amazônia mato-grossense já superou as 270 mil sacas do grão apreendidas, desde o início de março. Cerca de 5 mil hectares de soja foram plantadas em apenas um latifúndio, que estava embargado, no município de Bom Jesus do Araguaia, no nordeste do estado. Mais da metade dessa área pertence à Terra Indígena Maraiwatsede, dos índios xavante. No momento, 10 fiscais do Ibama permanecem na região e 12 policiais federais acompanham a colheita do grão em duas fazendas no interior da terra indígena, para que a soja seja apreendida na armazenagem. Os produtos devem ser leiloados.

As áreas estão sob embargo desde 2008. Até agora, no total, estão nesta condição mais de 530 mil hectares em Mato Grosso.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
12 de junho de 2026

Caçadores são presos em flagrante no Parque Nacional da Tijuca

Os dois caçadores estavam dentro do parque na noite de quarta com cães de caça e uma paca já abatida. Soma das multas é de R$ 40 mil e pena pode chegar a três anos

Análises
12 de junho de 2026

Caminhos do Pampa: uma trilha, múltiplos desafios e possibilidades

No coração do Pampa, no Rio Grande do Sul, a trilha de longo curso surge como ferramenta de conectividade e oportunidade de valorização do bioma e seus atributos ambientais e culturais

Notícias
12 de junho de 2026

Copa do Mundo das Áreas Protegidas: Grupo A

Grupo de estreia do mundial conta com México, África do Sul, Tchéquia e Coreia do Sul. Assim como no futebol, a disputa entre estes países está em aberto na Copa das Áreas Protegidas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.