Salada Verde

Pressa para votar ‘novo’ Código Florestal

Em reunião na Câmara, deputado Aldo Rebelo (PC do B/SP) prevê apresentação do relatório para 1º de junho.

Salada Verde ·
6 de maio de 2010 · 15 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Brasília – Em reunião, nesta quarta, na Câmara dos Deputados, o relator da Comissão especial do Código Florestal Brasileiro, Aldo Rebelo, definiu prazo para apresentação da primeira versão do relatório oficial. O deputado do PCdoB de São Paulo estipulou a data de primeiro de junho para apresentar à comissão os pareceres sobre o debate, que já dura nove meses.

Com discurso retórico, adornado por metáforas, Aldo Rebelo falou por 40 minutos. Discorreu sobre “o Brasil mais profundo” que procurou examinar. Segundo ele, além das capitais, foram percorridas cidades do interior do país, com o objetivo de ouvir os interesses da população local e dos pequenos produtores agrícolas.

O deputado definiu o que viu como um “povo sofrido, sustentáculo da vida econômica e cultural, e da memória nacional, que ainda vive em atividade pré-capitalista”. Povo aliás que depende de igual modo da preservação dos mananciais e das matas nativas do país protegidas pelo Código Florestal que pode evaporar nas mãos de Rebelo.

De acordo com o relator, foram coletados 773 depoimentos, incluindo a população rural, personalidades, instituições governamentais e não-governamentais. Por conta desse grande “esforço” é que o deputado não conseguirá entregar o relatório antes da data prevista, o que desagradou a outros membros da comissão, que requisitaram agilidade na apresentação. 

O primeiro vice-presidente da comissão, deputado Anselmo de Jesus (PT/RO), afirmou que “o povo lá fora tem urgência”, para, logo em seguida, completar com uma justificativa mais convincente, a de que “é ano eleitoral e daqui a pouco ninguém vota mais nada nessa Casa”.

Em comentário ao requerimento do deputado Sarney Filho, que pede a convocação da atriz e ativista Cristiani Torloni, o deputado Paulo Bial, sarcástico, reivindicou também a presença da modelo Gisele Bündchen e provocou risos no plenário. (Nathalia Clark)

Leia também

Análises
17 de julho de 2025

É no silêncio da noite que os piores crimes são cometidos

Deputados esperaram a madrugada para votar a flexibilização do licenciamento ambiental no Brasil. O meio ambiente acordou desprotegido – e nós também

Reportagens
17 de julho de 2025

Políticos, cientistas, celebridades e organizações fazem coro por veto ao PL do Licenciamento

Campanha pelo veto total da proposta cresce nas redes. Lula tem 15 dias úteis para se manifestar sobre projeto de lei que flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil

Reportagens
17 de julho de 2025

Há dois Maracanãs lotados em áreas de proteção integral

A presença de moradores poderia prejudicar a conservação nessas áreas, mas governo e especialistas divergem sobre como resolver o impasse

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.