Uma aposta na (perda da) biodiversidade

Pode parecer maluquice, mas uma casa de apostas britânica abriu uma rodada sobre qual será a primeira espécie a ser extinta com o vazamento de óleo no Golfo do México.

27 de maio de 2010 · 14 anos atrás

Qual será a primeira espécie a ser extinta devido ao vazamento de petróleo da BP?

Pergunte isso a ambientalistas, pesquisadores e interessados na vida animal, quase todos terão um palpite. E que tal ganhar um dinheirinho com isso?

O correspondente de meio ambiente da BBC, Richard Black, revelou que a casa de apostas inglesa Paddy Power tem entre seu rol de apostas uma que pode ser considerada ultrajante para a maioria dos ambientalistas, justamente com a pergunta aí em cima.

Por enquanto o favorito é a pequena tartaruga oliva Lora ou Kemps Ridley Lepidochelys kempii. E não é sem razão, já que a espécie está classificada como criticamente ameaçada, com uma população de aproximadamente 8000 indivíduos (sendo 1000 fêmeas em idade reprodutiva) e todo seu ciclo de vida é justamente no Golfo do México. Desde abril já foram encontrados 200 indivíduos mortos devido ao vazamento de petróleo. Para piorar ainda mais a situação, a temporada de desova começou em abril e se estende até agosto.

Talvez uma aposta mais arriscada seja a da espécie CEO da BP. Isso mesmo entre as ‘espécies ameaçadas’, o presidente da BP, empresa responsável pelo maior vazamento de óleo da história, está ali para quem acredita que ele será demitido.

Pode até ser de mau gosto apostar na extinção de um animal, mas não é pior ainda saber que mesmo após 18 anos da Convenção da Diversidade Biológica e no ano internacional da biodiversidade as extinções continuam em alta?

Clique aqui para ver como funcionam as apostas