Salada Verde

Porto desaba por irregularidades ambientais

Porto que desabou em Manaus no último domingo descumpriu condições da licença ambiental de instalação.

Redação ((o))eco ·
19 de outubro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Documentos da Sociedade de Navegação, Portos e Hidrovias (SNPH) do Amazonas indicam irregularidades no Porto Chibatão, onde ocorreu um desabamento no domingo (17 de outubro), em Manaus. Dois trabalhadores desapareceram e dezenas de carretas carregadas com produtos importados afundaram no acidente.

De acordo com o Ofício da SNPH 198, de 2001, publicado na internet pelo Jornal Diário do Amazonas, o porto descumpriu exigências contidas na Licença de Instalação, concedida pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), como evitar deposição de terras no Rio Negro. No Ofício, a SNPH, responsável pela navegação em rios no Amazonas, pede a suspensão da Licença de Instalação do porto.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O relatório destaca: “O que se questiona, mais uma vez, é o dano e agressão ao meio ambiente patrocinado pela construção do porto. De posse das licenças a empresa usou-as de forma a alterar e modificar o estado natural das praias e taludes naturais antes existentes”. De acordo com o Ofício, a documentação do Porto para início de funcionamento estava completa, mas as irregularidades que estavam sendo cometidas poderiam comprometer a navegação no Rio Negro e o acesso a portos vizinhos. (Vandré Fonseca)


Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de outubro de 2026

Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina

Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →

Análises
23 de outubro de 2026

O país que queremos construir passa pelos nossos parques

Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →

Colunas
23 de outubro de 2026

Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela

A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.