Salada Verde

Desmatamento cai, mas degradação sobe

Imazon mostra em seu boletim mensal que corte raso cai 22% nos meses de agosto e setembro, mas corte seletivo sobre 213%  no período.

Redação ((o))eco ·
3 de novembro de 2010 · 16 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
fonte: Imazon

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon)  divulgou os dados coletados por seu Sistema de Alerta de Desmatamento (SAD) para o período de setembro de 2010. Foram detectados 170 quilômetros quadrados de desmatamento na Amazônia Legal, 21% menor do que o do mesmo período no ano passado.

O SAD pode monitorar 83% da área com cobertura florestal da Amazônia Legal, e apontou que o desmatamento ocorreu, principalmente, no Mato Grosso (85%). Foram 500 quilômetros quadrados desmatados, um aumento de 141% em relação a 2009.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



fonte: Imazon

Uma comparação entre o acúmulo de degradação no período de agosto a setembro de 2010 com o mesmo período do ano anterior, demonstrou que houve um aumento expressivo de 213%, um aumento de 1398 quilômetros quadrados. A degradação florestal total do período em 2010 foi de 2055 quilômetros quadrados. Diferentemente do desmatamento – que representa o corte raso da floresta – a degradação demonstra a retirada seletiva de porções da mata.

OImazon também calculou o desmatamento acumulado de agosto a setembro em 2010, os dois primeiros meses do calendário oficial de monitoramento da Amazônia. Os dados somam 380 quilômetros quadrados, uma redução de 22%. Esse acúmulo ainda traz 6 milhões de toneladas de C02 equivalentes, carbono advindo de emissões diretas ou indiretas, porém resulta em uma redução de 25% em relação ao ano passado.

Leia a publicação do Imazon sobre Transparência Florestal de setembro de 2010
 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Externo
3 de agosto de 2026

Unidades de conservação estocam 33 anos de emissões nacionais

Levantamento mostra que áreas protegidas concentram 19,4 gigatoneladas de carbono; “Congresso pode se tornar maior fonte de emissões”, diz especialista

Notícias
3 de agosto de 2026

Justiça determina que gestão de pesquisa em SP não cabe à Fundação Florestal

Sentença aponta que gestão de pesquisas e áreas de experimentação científica deve ser responsabilidade de uma instituição dedicada à ciência, como o Instituto de Pesquisas Ambientais

Colunas
3 de agosto de 2026

A Amazônia não cabe na mesma linha de crédito

Na floresta, o dinheiro pode financiar mais produtividade ou mais desmatamento. Um novo estudo mostra como isso depende do território, da governança e das regras de acesso

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.