Notícias

Tailandesa de 13 anos vence concurso de pinturas do PNUMA

Tendo como tema a água, a obra foi escolhida entre 700 mil trabalhos de 110 países. As inscrições para a edição de 2014 já estão abertas.

Redação ((o))eco ·
1 de agosto de 2013 · 11 anos atrás

A Terra retratada como o planeta das águas; como uma mão aparando a água que cai e de lá brota vida ou como uma comunidade feliz à beira de um rio. Através da pintura, crianças e adolescentes de 110 países retrataram como enxergam a água. O resultado do concurso do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) saiu na quarta-feira, 31 de junho.

A tailandesa Chiratchaya Kaeokamkong, de 13 anos, foi a vencedora global da 22ª edição do Concurso Internacional de Pintura Infantil sobre Meio Ambiente, que reuniu 700 mil trabalhos de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 14 anos. A disputa tinha como tema “Água: a Fonte da Vida”, inspirado no Ano Internacional de Cooperação pela Água, celebrado em 2013.

“Escolhemos este tema para reforçar que a água não vem do filtro ou de garrafas de plástico compradas no supermercado. É um recurso natural fornecido por áreas verdes para rios e lagos. Os jovens artistas mostraram não só que compreendem o papel dos sistemas naturais de prover recursos cruciais, mas também o impacto quando florestas e outros ambientes são degradados”, afirma o Sub-Secretário Geral da ONU e Diretor Executivo do PNUMA, Achim Steiner.

Wesley Gong, dos Estados Unidos, ganhou o segundo lugar na disputa. Além dos 2 primeiros colocados, que receberam um prêmio em dinheiro – o primeiro recebeu 2 mil dólares e o segundo mil dólares – há 6 ganhadores regionais: Jessica Qiu (Estados Unidos), Tina Doumit (Líbano), Juan Diaz (Colômbia), Ephraim Finapri (Nigéria), Nattamon Ninkham (Tailândia) e Yevheniia Zakharchuk (Ucrânia). Todos vão participar de uma viagem para a cerimônia de entrega, que será realizada em setembro em Nova York, junto ao prêmio ‘Campeões da Terra”, também promovido pelo PNUMA.

Vejam na galeria abaixo os trabalhos do 1º e 2º lugares, e os vencedores regionais:

Clique nas imagens para ampliá-las e ler as legendas

Ao todo, 65 pinturas foram selecionados. Os que ficaram em 3º, 4º e 5º lugar receberão um diploma de participação do PNUMA. Quatro crianças ficaram em 3º lugar, nove em 4º e quarenta e cinco em 5º. A galeria com todos os trabalhos vencedores pode ser vista na página oficial do PNUMA, em inglês.

Inscrições abertas para a 23ª edição

As inscrições para a edição de 2014 já estão abertas. O tema será o combate ao desperdício de alimentos, como parte da campanha Pensar.Comer.Conservar, promovida em parceria com a Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO).

As informações gerais sobre o concurso estão disponíveis em inglês aqui. Em breve, a forma de inscrição no Brasil estará disponível na página da Bayer Brasil.

Leia também

Reportagens
30 de março de 2009

Água: cooperação sem guerras

Citados como motivo de futuros conflitos, recursos hídricos são base para cooperação entre países. Rio da Prata é exemplo de bom relacionamento com vizinhos.

Notícias
12 de dezembro de 2011

Os melhores desenhos infantis sobre a Mata Atlântica

Em sua segunda edição, concurso da SOS Mata Atlântica teve participação de 2.711 crianças e adolescentes com idade entre 7 e 14 anos.

Salada Verde
25 de abril de 2024

Deputados mineiros voltam atrás e maioria mantém veto de Zema à expansão de Fechos

Por 40 votos a 21, parlamentares mantém veto do governador, que defende interesses da mineração contra expansão da Estação Ecológica de Fechos, na região metropolitana de BH

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.