Salada Verde

Criminosos matam a tiros rinoceronte em zoológico na França e cortam seu chifre

No zoológico Thoiry, a oeste de Paris, invasores deram três tiros em um rinoceronte branco, subespécie à beira da extinção

Daniele Bragança ·
14 de março de 2017 · 7 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Rinocerontes brancos. Foto: Eric Murdock/Flickr.
Rinocerontes brancos. Foto: Eric Murdock/Flickr.

Na manhã de terça-feira (7), os guardas do jardim zoológico Thoiry, que fica a 60 km de Paris, na França, encontraram o corpo de Vince, um rinoceronte branco de quatro anos de idade, atingido com três balas na cabeça e com um de seus chifres cortados, provavelmente por uma motosserra. Em comunicado em sua página do Facebook, o zoológico deplorou o episódio, mas informou que seus outros dois rinocerontes, Grace, de 37 anos, e Bruce, de 5 anos, escaparam sem ferimentos do ataque.

Na noite anterior, os criminosos forçaram as grades e quebraram a fechadura do pátio onde estavam os rinocerontes. Apesar de cinco membros da equipe do zoológico estarem no local e da presença de câmeras de vigilância, ninguém viu nada e não se sabe quantos criminosos eram.

O motivo para tal ato chocante é o comércio ilegal de chifres de rinocerontes brancos, que colocaram esses animais a beira da extinção. Os animais são mortos e têm seus chifres arrancados para abastecer o mercado negro asiático devido à crença de que são milagrosos e curam todo tipo de doença. A China e o Vietnã são os maiores compradores

Os principais lugares para onde os chifres são contrabandeados são China e Vietnã. Nesses países, os chifres são usados em esculturas valiosas e aplicados na “medicina tradicional”. A crença é que o pó do chifre de rinoceronte é milagroso e cura todo tipo de doença.

Segundo informações do zoológico de Thoiry, em 2015, no mercado ilegal, 1 kg de chifre de rinoceronte era vendido 51 mil euros, o que hoje corresponde a um pouco mais de R$ 171 mil reais.

No ano passado, a França proibiu a venda de chifres de rinoceronte e marfim de elefante dentro de suas fronteiras. Na China e no Vietnã também há a proibição do comércio de chifres de rinoceronte, mas os ambientalistas gostariam de ver uma imposição mais forte, principalmente no Vietnã.

Em relação ao assassinato do rinoceronte Vince, a investigação está em andamento.

 

*Matéria editada em 15/3, às 19h40, para corrigir título e a informação de que os outros dois rinocerontes do zoo de Thoiry

 

Leia Também

Nepal usa alta tecnologia na luta contra a caça furtiva de rinocerontes

Vigiado 24h, assim vive o último rinoceronte branco do norte

Morre Nola, um dos últimos quatro rinocerontes-branco do norte

 

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
23 de novembro de 2015

Morre Nola, um dos últimos quatro rinocerontes-branco do norte

Agora restam apenas três espécimes no mundo, todos em idade avançada. Morte da fêmea, em um zoológico em San Diego, empurra a espécie para a extinção.

Notícias
21 de abril de 2015

Vigiado 24h, assim vive o último rinoceronte branco do norte

Animal teve o valioso chifre decepado para não atrair caçadores. Reserva onde é mantido busca fundos para continuar funcionando.

Salada Verde
22 de novembro de 2016

Nepal usa alta tecnologia na luta contra a caça furtiva de rinocerontes

Com o uso de coleiras de GPS e drones, o país conseguiu ficar 365 dias consecutivos sem a prática de caça furtiva

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 5

  1. José Luiz de Sanctis diz:

    Desesquerdizando o título da matéria, este deveria ser: "Criminosos matam rinoceronte para roubar os cornos". É de fato um crime bárbaro, mas atribuir o delito a caçadores é uma desonestidade.


  2. Carlos L. Magalhães diz:

    O título da matéria é falso, mentiroso, indecoroso, imoral, preconceituoso, beirando o ridículo.

    Revela profunda e espessa ignorância ou má fé ideológica retrógrada, triste e lamentável em todos os sentidos. Que desaponto com O ECO.

    NÃO SÃO CAÇADORES que atiraram nos rinocerontes. São criminosos.

    Ainda está em tempo de se mudar o título da matéria.


    1. Você tem razão, Carlos. O título foi infeliz. Caçar no dicionário significa perseguir animais silvestres para aprisionar ou matar. Isso pode ser feito de forma legal ou ilegal, mas não num zoológico. Eu vou alterar o título.

      Eduardo (editor)


      1. Carlos L. Magalhães diz:

        Muito obrigado, Eduardo.

        Saudações.


  3. paulo diz: