Salada Verde

Ciência cidadã contribui para monitoramento de budiões no litoral do Brasil

Mergulhadores, pescadores e turistas já fizeram cerca de 450 registros de budiões em 11 estados brasileiros através do Programa Ciência Cidadã do Projeto Budiões

Duda Menegassi ·
17 de novembro de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Através da ciência cidadã, pesquisadores multiplicaram seus olhos pelo litoral brasileiro nos últimos anos para monitorar os budiões, também conhecidos como peixes-papagaios. Aproximadamente 60 mergulhadores, pescadores e turistas contribuíram para fazer 447 avistagens de nove espécies de budiões que ocorrem nas águas brasileiras. Os registros, feitos desde 2020, correspondem a 41 localidades diferentes, em 11 estados do litoral do Brasil, e compartilhados de forma voluntária através do Programa de Ciência Cidadã do Projeto Budiões.

Herbívoros, estes peixes estão associados aos ambientes recifais entre o sudeste e nordeste do país e são considerados “jardineiros”, porque controlam o crescimento das algas e, com isso, ajudam no desenvolvimento dos corais. O arquipélago de Abrolhos, na Bahia, foi o campeão de registros enviados. 

Os avistamentos colhidos através dos cientistas-cidadãos serão destinados para criação de uma base de dados para apoiar o mapeamento e monitoramento das espécies de budiões. 

A participação é feita online, através do site do Projeto Budiões (acesse aqui), onde o cientista-cidadão precisa preencher um formulário, inserir as informações sobre o avistamento e, se houver, anexar a foto do peixe avistado. Para facilitar a identificação, o site disponibiliza uma lista com imagens dos budiões em diferentes fases de vida. 

Budião-cinza (Sparisoma axilare), uma das espécies monitoradas pelo projeto. Foto: Ricardo Dias

Ao todo existem dez espécies de budiões conhecidas no Brasil. O projeto é focado em sete, sendo uma delas o budião-azul (Scarus trispinosus), classificado como Em Perigo de extinção no país devido à pesca predatória.

“A população pode e deve seguir contribuindo com o Programa Ciência Cidadã do Projeto Budiões. Estes dados ampliarão nosso conhecimento científico sobre as espécies e serão fundamentais na criação de políticas públicas que visam a conservação e uso sustentável dos recursos naturais marinhos. Ao registrar os avistamentos de budiões na nossa plataforma, o ‘cientista-cidadão’ estará colaborando com o enriquecimento de dados científicos e, por consequência, ajudando a preservar estas incríveis espécies”, destaca o ecólogo Alexandre Schiavetti, professor da Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) e Coordenador de Desenvolvimento Sustentável e Divulgação Científica do Projeto Budiões.

O Projeto Budiões, patrocinado pela Petrobras, atua no monitoramento, avaliação e status populacional para a conservação dos budiões numa área que vai do Maranhão à Santa Catarina.

  • Duda Menegassi

    Jornalista ambiental especializada em unidades de conservação, montanhismo e divulgação científica.

Leia também

Reportagens
29 de novembro de 2022

Como um peixe ameaçado pode nos proteger das mudanças climáticas

A conservação e uso sustentável do budião-azul são estratégias de adaptação às mudanças climáticas baseadas em ecossistemas que vêm sendo incorporadas a políticas públicas no país

Salada Verde
26 de julho de 2021

“A odisséia do budião”: filme destaca a relevância da preservação da espécie para o equilíbrio ecológico dos mares

Mais conhecido como ‘peixe-papagaio’, o budião fornece um importante serviço para o controle dos recifes, mas está em risco de extinção desde 2014

Salada Verde
3 de janeiro de 2019

Publicadas regras para a pesca do ameaçado budião

Assinada no último dia do ano, portaria estabelece normas para a pesca e recuperação dos budiões-cinza (Sparisoma axillare e Sparisoma frondosum) e budião-banana (Scarus zelindae)

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.