Salada Verde

Hydro Alunorte assume que despejou água em rio Pará, mas nega contaminação

Após reconhecer que usou o Canal Velho para liberar água da chuva, refinaria afirma que “não há indícios de impacto ambiental negativo causado pela liberação”

Sabrina Rodrigues ·
13 de março de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Segundo a Hydro Alunorte, o despejo de água de chuva foi feita para aliviar a estação de tratamento de água durante a chuva forte.
Foto: Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas-PA).

 

 

Quase um mês depois de a comunidade do entorno da refinaria Hydro Alunorte, em Barcarena (PA), denunciar às autoridades a presença de lama nas águas do município, a empresa admite, pela primeira vez, que usou um canal chamado Canal Velho para descarregar a água de chuva, mas afirma que “não há indícios de impacto ambiental negativo causado pela liberação”.

As declarações da Hydro Alunorte, do grupo norueguês Norsk Hydro, vieram através de nota divulgada na segunda-feira (12). No texto, a empresa afirma que a água despejada da refinaria até o Canal Velho teve seu pH tratado na entrada do canal, antes de ser liberada e depois misturada com a água da estação de tratamento de efluentes e com as águas superficiais da fábrica de alumínio Albras.

“Em primeiro lugar, é importante enfatizar que não temos indícios de vazamento ou transbordamento de nossas áreas de depósito de resíduos de bauxita. Liberamos a água de chuva da área da fábrica. O lançamento foi feito como uma medida controlada, que comunicamos à SEMAS, o órgão ambiental estadual “, diz o presidente e CEO, Svein Richard Brandtzæg.

Svein Richard Brandtzaeg (no centro) CEO da Hydro Alunorte – Foto: Gorm Kalvestad, NTB Scanpix/Flickr.

Canal Velho é um canal adjacente à estação de tratamento de água da Alunorte, que ocasionalmente também é usado para descarregar água separada da polpa de bauxita que é transportada pelo mineroduto da mina de bauxita da Hydro, em Paragominas, para Barcarena.

Na época da liberação da água, a empresa não possuía licença. Segundo a Hydro Alunorte, o despejo de água de chuva foi feita para aliviar a estação de tratamento de água durante a chuva forte.

A Hydro encarregou a consultoria ambiental brasileira SGW Services para a realização de uma revisão independente dos sistemas de tratamento de água e gestão de efluentes na refinaria de alumina Alunorte.

“Estamos aguardando o relatório da força-tarefa interna, bem como a revisão ambiental externa independente da SGW Services, que será apresentada na primeira semana de abril”, diz Brandtzæg.

Laudo do IEC afirma que água está contaminada

O município de Barcarena foi atingida por fortes chuvas ocorridas nos dias 16 e 17 de fevereiro e no dia seguinte a população percebeu a presença de lama vermelha nas águas em Barcarena (PA). A Hydro Alunorte passou dias negando o fato até o laudo do Instituto Evandro Chagas (IEC) confirmou a contaminação por chumbo e outros metais nas águas do município. Depois disso, autoridades federais e estaduais como o Ministério Público Federal, Ibama e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) do Pará determinaram de que a Alunorte reduzisse a produção em 50% e suspendesse as operações do Depósito de Resíduos Sólidos 2 (DRS2). Além disso, a refinaria foi multada em R$ 20 milhões pelo Ibama.

 

Leia Também

Justiça determina que Hydro Alunorte não use depósito de rejeitos

Pará determina que mineradora reduza produção pela metade

MP pede embargo de mineradora por despejo de metais pesados em rio no Pará

 

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Notícias
26 de fevereiro de 2018

MP pede embargo de mineradora por despejo de metais pesados em rio no Pará

Empresa é acusada de utilizar tubulação clandestina para jogar rejeitos nas nascentes do rio Muripi, em Barcarena. Laudo confirma contaminação de chumbo e outros metais

Salada Verde
27 de fevereiro de 2018

Pará determina que mineradora reduza produção pela metade

A Hydro Alunorte teve multa triplicada, alcançando o montante de quase R$ 1 milhão por dia, em descumprimento de notificação do governo em diminuir produção em 50%

Salada Verde
28 de fevereiro de 2018

Justiça determina que Hydro Alunorte não use depósito de rejeitos

Atendendo a pedido do Ministério Público, juiz de Barcarena determina que refinaria reduza a produção pela metade. Mineradora derramou metais pesados em rio no Pará

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.