Dois leões foram sacrificados após um homem, que criava ilegalmente os animais no quintal de casa, ser atacado por um dos felinos − um macho de nove anos. O corpo de Michal Prasek, de 33 anos, foi encontrado em uma das jaulas pelo seu pai, que chamou em seguida a polícia. O caso aconteceu na terça-feira (05), na cidade de Zdechov, no leste da República Tcheca..
Os leões foram mortos a tiros pelos policiais, que justificaram o ato como única solução para retirarem o corpo de Michal Prasek da jaula, que estava trancada por dentro com os animais.
Prasek criava o leão macho de nove anos, autor do ataque, e uma leoa mais nova, sem idade exata divulgada, em compartimentos separados. O leão foi adquirido por Michal em 2016; um ano depois, Prasek comprou uma leoa de olho na reprodução. A leoa foi morta grávida.
Sem autorização
A presença dos animais não agradava nem aos vizinhos de Michal e tampouco às autoridades locais, que negaram à Prasek autorização para a construção das jaulas. O conflito entre Michal e às autoridades chegou a um impasse depois que ele se recusou a deixar alguém entrar em sua propriedade.
Mas Michal Prasek acabou se beneficiando do fato de a República Tcheca não dispor de instalações alternativas para abrigar os animais e como não havia evidências de maus tratos aos leões, as autoridades não podiam levá-los à força. Prasek recebeu apenas uma multa por criação ilegal de animais.
Em junho do ano passado, a leoa ganhou as manchetes dos jornais, depois de atacar um ciclista enquanto Michal a conduzia pela coleira. A polícia chegou a investigar o caso, mas o considerou como acidente de trânsito.
A World Animal Protection, uma organização de bem-estar animal, declarou que a morte dos leões foi um exemplo do “por que animais selvagens como grandes felinos não devem ser mantidos como animais de estimação”.
O corpo de Michal Prasek foi levado para a autópsia.
Assista ao vídeo dos leões enjaulados no quinta da casa de Michal Prasek:
Leia Também
Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso
Leia também
Encurralado por cães, filhote de onça-pintada é resgatado em Mato Grosso
Felino estava perambulando sozinho em assentamento quando foi resgatado por agentes da Secretaria de Meio Ambiente →
Caçador morre esmagado por elefante na Namíbia
O argentino José Monzalvez, de 46 anos, estava na Namíbia em busca de troféus de caça, quando foi pisoteado por um elefante →
Onça-parda morre estrangulada em trilha nos EUA
Em um ataque contra um turista, segundo maior felino das Américas levou a pior. Incidente ocorreu na trilha de West Ringe, no Colorado →
Não tenho pena de quem gosta de manter animais selvagens engaiolados, como objetos pessoais.