Salada Verde

Mais de 50% dos tubarões e raias do Mediterrâneo estão em risco de extinção

Aproximadamente 40 das 73 espécies de tubarões e raias estão ameaçados. A sobrepesca é o principal motivo para o declínio desses animais

Sabrina Rodrigues ·
6 de dezembro de 2016 · 9 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
O tubarão azul é uma das 11 espécies cujo estado de conservação piorou desde o último levantamento em 2007. Foto: Wikipedia.
O tubarão azul é uma das 11 espécies cujo estado de conservação piorou desde o último levantamento em 2007. Foto: Wikipedia.

Mais de 50 por cento dos tubarões e das raias nativas do mar Mediterrâneo estão correndo alto risco de extinção, anunciou a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN, na sigla em inglês) na segunda-feira (5). Para os pesquisadores, a sobrepesca é a principal causa para o declínio desses animais. O uso ilegal de redes de deriva continua de forma intensa e disseminada por todo a mar Mediterrâneo, apesar de ter sido proibido em 2002. Este é provavelmente um dos principais motivos da mortalidade das espécies. Em 2016, especialistas do IUCN realizaram uma avaliação no local e analisaram o estado de 73 espécies de tubarões e raias na região. Eles descobriram que mais de 50 por cento das espécies (22 das 41 espécies de tubarões; 16 das 32 espécies de raias) estão ameaçadas de extinção. O estado de conservação dos tubarões e das raias no Mediterrâneo não apresenta sinais de melhora, advertem os pesquisadores. Na verdade, o estado das 11 espécies incluindo tubarão frade, tubarão branco, tubarão azul e tubarão-martelo piorou para, no mínimo, uma categoria na Lista Vermelha desde o último levantamento, realizado em 2007.

Fonte original: Mongabay

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
10 de abril de 2026

Inscrições para segunda turma do curso de Jornalismo Ambiental abrem na segunda-feira (13)

Formação de ((o))eco oferece aulas online, encontros ao vivo e foco em cobertura socioambiental, com destaque para a Amazônia

Salada Verde
10 de abril de 2026

Nova presidente da Funai é empossada no último dia do ATL 2026

Posse de Lúcia Alberta ocorre na plenária principal do ATL, em Brasília, com presença de lideranças indígenas, autoridades federais e anúncio de medidas

Análises
10 de abril de 2026

Está na hora de transformar a merda em adubo, literalmente

Integrar saneamento e restauração não é apenas uma inovação técnica, é uma mudança de paradigma. Significa criar cadeias produtivas baseadas na circularidade

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Comentários 1

  1. José Truda diz:

    E os do Brasil pior ainda, mas cadê as otoridades fazerem algo pra reverter… ainda por cima temos EXPORTAÇÃO LEGAL de barbatanas de tubarão pra Ásia, que serve pra encobrir um contrabando gigantesco…