Salada Verde

“Política não é uma ciência exata”, diz Lula sobre votação no Congresso que esvaziou ministérios

Presidente minimizou votação polêmica da MP 1154. Entidades e políticos criticaram esvaziamento do MMA e ministério dos Povos Indígenas

Cristiane Prizibisczki ·
2 de junho de 2023
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente

Em coletiva de imprensa na tarde de quinta-feira (1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva minimizou a votação polêmica da Medida Provisória 1.154, que reestrutura ministérios do Poder Executivo. A MP foi votada no final da noite de quarta na Câmara, após muitas horas de negociação entre os líderes partidários e o governo, e no Senado, no início da tarde de quinta-feira. Apesar de ter conseguido manter os 37 ministérios, o texto do Executivo foi bastante modificado pelos parlamentares, afetando principalmente os ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas, que perderam importantes atribuições.

“É preciso compreender a natureza da política. A política não é uma ciência exata, como dois mais dois. A política muda, de acordo com a discussão, de acordo com o comportamento dos partidos políticos. E foi isso que aconteceu ontem [quarta-feira]. Nós conseguimos aprovar a organização do governo com muito mais votos que a gente esperava, e vai ser assim nas outras votações, porque nós, nesse governo, respeitamos o Congresso Nacional e achamos que o Congresso Nacional não pode ser submisso ao governo. Eles não têm obrigação de aprovar o que eu quero. Eles têm obrigação de aprovar aquilo que eles entendem que tem que ser aprovado”, disse Lula, ao comentar a votação na Câmara.

O tom otimista de Lula, no entanto, não foi compartilhado por políticos e organizações da sociedade civil, que vêem como um grave retrocesso as mudanças trazidas pelos parlamentares.

Para o WWF, o governo só vai conseguir contornar os retrocessos trazidos pelo Congresso na área ambiental e indígena com a implementação de uma política transversal. 

“A vitória do Centrão, liderado pelo presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, sobre o Palácio do Planalto, alterando a MP 1154 – que formalizava a estrutura dos ministérios do Governo Lula – muda não só o jogo de poder em Brasília, mas também a forma como o país deve cuidar de seus recursos naturais e sua rica biodiversidade. Uma estrutura articulada entre ministérios é a saída para o Governo Federal após duro golpe da Câmara com mudanças na MP 1154”, disse a organização.

Para o Greenpeace, o governo precisa trabalhar para que as mudanças não sejam empecilhos para a implementação da agenda ambiental e indígena prioritária. 

“[…] o sentimento não é de vitória, já que a bancada ruralista conseguiu avançar duas casas no jogo mortal contra o meio ambiente e aprovou o enfraquecimento dos ministérios dos Povos Indígenas (MPI) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA). Agora, o governo deve analisar detalhadamente o que pode ser vetado ou modificado, para reduzir os prejuízos. Os ruralistas seguirão tentando, mas não conseguirão impor um projeto de retrocessos em uma sociedade que deseja o futuro”, disse a organização.

Para a deputada Sâmia Bomfim (PSOL), a mobilização pela manutenção de direitos deve continuar. “Mas vamos seguir denunciando o esvaziamento dos Ministérios do Meio Ambiente e dos Povos Indígenas. As chantagens do centrão e os ataques da extrema direita colocam os direitos do povo em risco, por isso a atenção e a mobilização popular são tão necessárias. As investidas contra as áreas sociais não podem ser naturalizadas!, disse, em sua conta no Twitter

Na última semana, cerca de 800 entidades já haviam alertado que a retirada de funções do MMA e do ministério dos Povos Indígenas não tinha nenhuma justificativa administrativa e que seria um “verdadeiro esquartejamento”. 

O texto aprovado no Congresso vai para sanção de Lula, que pode vetar as mudanças propostas pelos parlamentares. O Executivo ainda não se manifestou sobre como se posicionará frente às alterações na pasta.

  • Cristiane Prizibisczki

    Cristiane Prizibisczki é Alumni do Wolfson College – Universidade de Cambridge (Reino Unido), onde participou do Press Fellow...

Leia também

Notícias
1 de junho de 2023

Senado aprova reestruturação de ministérios sem mudar texto que saiu da Câmara

Votação aconteceu na manhã desta quinta-feira, último dia do prazo. Os 37 ministérios de Lula foram mantidos, mas Meio Ambiente e Povos Indígenas saem esvaziados

Notícias
1 de junho de 2023

Sem mudar texto, Câmara aprova MP da reforma administrativa

Discussão sobre a medida provisória varou a noite e foi aprovada quase na chegada desta quinta-feira. Senado deve votar até o fim do dia de hoje (01) o texto, sem modificação

Reportagens
30 de maio de 2023

Sob protestos pelo Brasil inteiro, deputados aprovam PL do Marco Temporal

Tese, aprovada por 283 votos a favor e 155 contra, define como passíveis de titulação apenas as terras indígenas ocupadas quando da promulgação da Constituição

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 10

  1. Cido diz:

    Com todo certeza, o jornalista acima não pesquisou sobre o assunto, e saiu escrevendo o que lhe veio no “tico e teco”. Colhido cedo, com o aumento de gasto de água e herbicidas. Que piada, kkkkkkkkkkkk


  2. ALVARO LUCIANO RIBEIRO CAETANO diz:

    Kkkkkk árvore geneticamente modificada não pode… Mudar geneticamente o ser humano com injeção de M-Rna pode kkkkkk


  3. Paula diz:

    Gente desocupada é dose….


  4. Adeilso diz:

    Esses movimentos, não traz nenhum benefício pro país nem prá população,bando te pessoas não intencionado


  5. Eduardo diz:

    Mais uma vez, no passado foi o soja transgênico, agora o eucalipto. Essas campanhas são financiadas por quem? – Procurem o caminho do dinheiro e vão saber o que está por trás.


  6. Vlamir Leggieri diz:

    É colhido mais cedo e exige mais herbicidas. Só bobo pra acreditar num semi artigo desse.


  7. Julio diz:

    BRASIL , MAIOR PRODITOR DE CELULOSE, COM APENAS 0,5% DE SEU TERRITÓRIO EM EUCALIPTO.KE
    Será lobby das madeireiras candadenses?
    Lá, derrubam de verdade ,o dobro do que “queimam” na Amazônia.
    Arvores da Amazônia como pau de balsa, pouco pesquisados, crescem em 2,5 a 3 anos, muito mais q eucalipto. NEM POR ISTO, A AMAZÔNIA SECA…


  8. Paulo Roberto diz:

    Se os motivos apresentados pela turma da campanha, porque nada foi colocado sobre sequestro de carbono, provenientes dessas áreas plantadas?


  9. Renato Ribeiro dos Santos diz:

    Esse movimento deveria estudar mais sobre cultura de Eucalipto.


  10. MARCO ANTONIO ARAUJO MARTINS diz:

    Conseguiu vitoria porque comprou , mais uma vez, parte do legislativo. Inocência seria acreditar que
    os legisladores votaram a favor do ladrão condenado, por patriotismo ou bem do Brasil. Puro intere$$e particular. Como patrocina ONG$.