Salada Verde

Supremo convoca audiência pública sobre novo Código Florestal

Audiência ocorrerá no dia 18 de abril. Entidades estatais e representantes da sociedade civil podem manifestar interesse em participar até o dia 28 de março.

Daniele Bragança ·
9 de março de 2016 · 8 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Ministro Luiz Fux é relator de quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra o Novo Código Florestal. Foto: Carlos Humberto/SCO/STF
Ministro Luiz Fux é relator de quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra o Novo Código Florestal. Foto: Carlos Humberto/SCO/STF.

Entidades estatais, pessoas e representantes da sociedade civil podem se inscrever para participar da audiência pública no Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o Novo Código Florestal. A reunião foi convocada pelo ministro Luiz Fux e ocorrerá no dia 18 de abril. Fux é relator de quatro Ações Diretas de Inconstitucionalidade contra dispositivos do novo Código Florestal, que entrou em vigor em 2012.

Os pedidos de participação devem ser encaminhados exclusivamente para o e-mail [email protected] até às 20h do dia 28 de março e o palestrante deve deixar claro, no momento da inscrição, qual posicionamento irá manifestar na audiência.

Segundo o ministro, o assunto é complexo e multidisciplinar e portanto a apreciação das ações não pode se restringir à abordagem estritamente jurídica. Daí a convocação da audiência, onde especialistas terão 10 minutos para dar sua contribuição acerca de questões técnicas referentes ao Novo Código Florestal, como a aplicação da legislação florestal em áreas rurais e urbanas e suas consequências econômicas e ambientais.

Leia Também

Câmara aprova texto de novo Código Florestal

O novo Código Florestal não pode cair no limbo

Inconstitucional? Todos contra o Código Florestal

 

  • Daniele Bragança

    Repórter e editora do site ((o))eco, especializada na cobertura de legislação e política ambiental.

Leia também

Salada Verde
19 de outubro de 2012

Inconstitucional? Todos contra o Código Florestal

Democratas, Ministério Público e ONGs ameaçam por razões diferentes com a chance de questionar no Supremo a constitucionalidade da lei.

Análises
17 de outubro de 2013

O novo Código Florestal não pode cair no limbo

Apesar dos defeitos, o novo Código reafirma importantes princípios da conservação. Mas não valerá nada se não for aplicado com vigor

Notícias
25 de abril de 2012

Câmara aprova texto de novo Código Florestal

Deputados aprovam por maioria texto que modifica principal lei florestal do Brasil. Única derrota foi na recuperação de APPs de rios.

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Comentários 3

  1. ChicoBio diz:

    O Fux que relatou a ADIN da MP 366 que criou o ICMBio…


  2. O grande problema é que as propostas que são feitas embasadas em estudos científicos não são levadas em consideração na hora da tomada de decisão. No final a vontade política sempre fala mais alto e continuamos na mesma, degradando e perdendo nossa rica biodiversidade. Mas vale a tentativa!


  3. O grande desafio não é apenas legal. A cultura brasileira para tratar das questões ambientais tem sido sempre a favor do imediatismo associado aos interesses econômicos tradicionais. O que precisa ser entendido é que os serviços ecossistêmicos são altamente lucrativos em termos de benefícios prestados PARA TODOS e não PARA MINORIAS PODEROSAS. O Brasil – como um todo – deve investir muito na valorização dos SERVIÇOS ECOSSISTÊMICOS como uma das mais importantes soluções estratégicas para o desenvolvimento do país a longo prazo. As soluções de curto prazo só trazem benefícios monetários, e não necessariamente qualidade de vida em geral. Se a questão é atender ao interesse público, então devemos compreender que as melhores soluções devem ser aquelas que favorecem a TODOS. Estamos construindo valores que só compreendem a floresta como um MAL QUE ATRAPALHA O DESENVOLVIMENTO. Isso é muito ruim e reforçará uma cultura que já veio equivocada desde a colonização: arrasar tudo que impeça ou crie obstáculos para os interesses econômicos oportunistas.. Preste atenção na palavra oportunista. Ela não tem compromissos com o futuro. Assim como água e energia, a BIODIVERSIDADE é vital para a economia do país. Não adianta nada que a temperatura media do planeta diminua nos próximos anos se a população não tiver nada para comer. Comer algo quer dizer comer BIODIVERSIDADE. Quanta mais biodiversidade tivermos, mais soluções teremos para enfrentar as crises desse século.