Criado de última hora para participar de um festival de animação por computador, o vídeo “Perpetual Ocean” mostra as correntes oceânicas de superfície durante um período de 30 meses, entre junho de 2005 e dezembro de 2007. O vídeo foi produzido pelo Estúdio de Visualização Científica do Centro Espacial Goddard da NASA, usando um modelo computacional que tenta simular e prever mudanças nas correntes oceânicas, o ECCO2. Destaque para as lindas imagens das correntes do Golfo subindo pela costa dos EUA em direção à Europa e para a corrente de Kuroshio serpenteando ao sul do Japão. As imagens do vídeo parecem até um quadro vivo do pintor Van Gogh, como sugere o site Gizmodo.
Faça aqui o download do vídeo em outros formatos no site da NASA.
A mais incrível imagem do nosso planeta
[Via Gizmodo]
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Lula convida Janones para fazer lives sobre meio ambiente durante a COP 31
Presidente chamou o deputado federal para acompanhá-lo na viagem à Conferência do Clima; “Nós poderíamos fazer umas ‘livezinhas’ lá", disse →
Queimadas na Amazônia: Fiocruz recomenda medidas para reduzir riscos à saúde
Nota técnica reúne orientações para reduzir os riscos da exposição à fumaça em residências, escolas, locais de trabalho e unidades de saúde →
Da fartura do sururu à maré de plástico: a transformação pesa nos manguezais da Ilha de Deus
O acúmulo de lixo atinge a saúde dos mangues, ameaça o sustento de comunidades tradicionais, enquanto o novo plano de resíduos da capital pernambucana não fixa metas concretas para a reduzir geração de resíduos na origem →

