Notícias

Sem tremer

Apesar de os brasileiros não estarem acostumados a sentirem o chão tremer, nos últimos dez anos a incidência de terremotos no país atingiu a marca dos dez mil sismos. Só que de baixa intensidade. Mesmo assim, conforme publicou o jornal o Globo, em breve o Brasil terá uma rede de monitoramento de terremotos. Orçado em R$ 6,1 milhões, o projeto vai espalhar 40 estações pelo país, começando pelo sul e sudeste. Segundo a Petrobrás e o Observatório Nacional, responsáveis pela empreitada, o investimento é importante não só para a segurança da população, mas também para se ter um conhecimento geológico maior da crosta sob o território nacional. Em dezembro do ano passado, um tremor de 4,9 graus na escala Richter atingiu a cidade mineira de Caraíbas, matando uma pessoa e ferindo outras seis.

Redação ((o))eco ·
8 de fevereiro de 2008 · 19 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de outubro de 2026

Integração de cadastros proposta por Flávio pode beneficiar produtores dos EUA e da Argentina

Especialistas alertam que a medida pode comprometer a rastreabilidade da produção rural, a confiança de compradores internacionais e o acesso do Brasil a mercados externos →

Análises
23 de outubro de 2026

O país que queremos construir passa pelos nossos parques

Reconhecer nossa vocação para o turismo de natureza é valorizar nosso patrimônio natural e transformá-lo em desenvolvimento sustentável →

Colunas
23 de outubro de 2026

Conservar a Amazônia exige cuidar de quem vive nela

A conservação ambiental somente se sustenta no longo prazo quando também melhora a vida das populações que habitam os territórios →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.