Reportagens

De volta ao pó

Quarenta anos depois, pinheiros do Parque da Cidade em Brasília cumprem seu destino original: virar brasa. Nada a lamentar. O cerrado reassume seu lugar.

Carolina Mourão ·
27 de janeiro de 2006 · 18 anos atrás

Seu Domingos da Silva (foto) não se importou com o barulho das motosserras, e indiferente às árvores caídas ao redor tocava o churrasco familiar em plena terça-feira, sob a sombra do último círculo de pinheiros que sobrou no Parque da Cidade, em Brasília. “Se não dava para esperar o fim de semana antes do corte, também não dava para deixar de fazer um último churrasco aqui”.

A operação de corte de 650 pinus quarentões, plantados antes mesmo de a área ser decretada parque, está a cargo da Novacap (Companhia Urbanizadora da Nova Capital), a mesma que plantou a espécie para ser transformada em lenha na década de 60. “O pinus cresce rápido. A finalidade desta madeira era mesmo comercial, lenha para os fornos das padarias, cerâmicas e carvoarias que mantinham aquele projeto de cidade. Mas você vê: o que é do homem, o bicho não come mesmo”, brinca Ozanam Coelho, diretor de parques da Companhia, que está devolvendo espécies nativas para dentro da cidade. “As próprias circunstâncias me dão de volta a oportunidade de replantar o cerrado em Brasília”.

Se o bicho come ou não, o certo é que um fungo ainda desconhecido atacou o tronco dos pinheiros (Pinus elliotti) do parque, moléstia que só foi detectada depois de uma ventania que atingiu 89 km/h no dia 18 de dezembro em Brasília. Desde então os pinheiros ficaram bambas, prestes a cair. Um perigo para os freqüentadores. A pressa da Novacap tem razão de ser: segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), ventos de até 100 km/h devem sacudir novamente as árvores da cidade nos próximos dias.

Segundo Ênio Dutra, secretário da Comparques, todos os pinheiros serão cortados, mas a longo prazo. “Estamos trabalhando agora objetivamente, apenas nas árvores que oferecem risco”.

Mas Ozanam Coelho adianta os planos: “Vamos colocar no lugar dos pinus a quaresmeira rosa e roxa, os ipês branco, roxo e amarelo, o jacarandá vermelho e a fisocalina, que dá umas flores lilazes lindas demais”, orgulha-se o homem que replantou Brasília quando o cerrado veio abaixo para a construção da nova capital. Enquanto continua o plantio, “tarefa que não acaba”, faz também as reposições das árvores velhas e doentes da cidade. “Árvore velha, minha filha, é como gente velha: fica sem o telhado, tem pereba, ameaça cair no chão…”, brinca.

Sobre a falta de sombra nas churrasqueiras, Ozanam responde, sinceramente. “Eu não vou esquentar a minha cabeça com isso. As sombras das quaresmeiras não vão ser algo que eu espero desfrutar, minha filha. Tempo, tempo, tempo…”.

E despediu-se com as mãos no bolso, assoviando o restinho daquela música do Caetano, enquanto o velho crachá de funcionário da Novacap ameaçava voar em um pé de vento que nos pegou pela canela.

Leia também

Reportagens
26 de abril de 2024

Número de portos no Tapajós dobrou em 10 anos sob suspeitas de irregularidades no licenciamento

Estudo realizado pela organização Terra de Direitos revela que, dos 27 portos em operação no Tapajós, apenas cinco possuem a documentação completa do processo de licenciamento ambiental.

Notícias
26 de abril de 2024

Protocolo estabelece compromissos para criação de gado no Cerrado

Iniciativa já conta com adesão dos três maiores frigoríficos no Brasil, além de gigantes do varejo como Grupo Pão de Açúcar, Carrefour Brasil e McDonalds

Notícias
26 de abril de 2024

Com quase 50 dias de atraso, Comissão de Meio Ambiente da Câmara volta a funcionar

Colegiado será presidido pelo deputado Rafael Prudente (MDB-DF), escolhido após longa indefinição do MDB; Comissão de Desenvolvimento Urbano também elege presidente

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.