Cientistas ingleses estão pasmos com o que têm visto sobre a superfície do sol. Aliás, com o que não estão observando. Eles esperavam que períodos de inatividade poderiam durar poucos anos, mas parecem desenganados. Os famosos ventos solares, por exemplo, têm sido os mais fracos desde que seu monitoramento começou. “Este é o sol mais quieto que nós já vimos em um século”, destacou o cientista David Hathaway, da NASA. Só que em vez de mera curiosidade científica, os climatologistas acreditam que essa falta de atividade pode ter efeitos inimagináveis sobre a vida na Terra, especialmente no contexto do aquecimento global, uma vez que o sol é considerado a força primária no sistema climático da Terra, determinando padrões atmosféricos e de circulação oceânica. Segundo o artigo de David Whitehouse reproduzido pelo jornal The Independent, quando o sol apresentou períodos de inatividade como este, a Terra ficou ligeiramente mais fria, por isso alguns especulam que o mesmo efeito pode ocorrer daqui para frente, alterando todas as previsões já feitas sobre o aquecimento global.
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
SPVS lança videocast sobre parceria internacional que protege papagaios ameaçados na Mata Atlântica
Cooperação de mais de duas décadas combina ciência, território e comunidades para tirar espécies da lista de extinção e impulsionar economia local na Mata Atlântica →
Governador em exercício revoga decreto que retirava zona de amortecimento de UCs no Rio
Magistrado Ricardo Couto revogou último decreto do ex-governador do Rio, que anulava planos de manejo e zonas de amortecimentos em cinco APAs no estado →
Fiocruz promove conferência para incluir ecocídio e racismo ambiental na Agenda 2030
Evento reúne sociedade civil e especialistas para formular propostas que integrem justiça ambiental e igualdade racial às metas globais de desenvolvimento sustentável →

