Notícias

Manifestantes tentam forçar entrada na COP30 e causam tumulto

Ato aconteceu na noite desta terça-feira (11). Seguranças da ONU tentaram impedir a entrada e o grupo acabou entrando em confronto

Cristiane Prizibisczki ·
11 de novembro de 2025

Belém (PA) – Um grupo de dezenas de manifestantes tentou forçar a entrada nos espaços restritos da Conferência do Clima, em Belém, na noite desta terça-feira (11), causando tumulto. Eles foram impedidos e acabaram entrando em confronto com seguranças da ONU. Um dos seguranças ficou ferido. 

O grupo participava de uma marcha pacífica realizada pelas ruas de Belém e se desviaram para os espaços da conferência. Os espaços da Zona Azul são restritos a participantes credenciados previamente pela ONU e o controle de entrada é realizado por seguranças da Organização.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Participantes credenciados da COP30 que estavam nas proximidades da entrada, onde houve o tumulto, foram orientados a evacuar o prédio. As portas ficaram fechadas por algum tempo e depois liberadas somente para saída.

Os organizadores da Marcha Global Saúde e Clima divulgaram um comunicado após o ocorrido, esclarecendo que os atos não fazem parte do evento.

“A marcha, que se encerrou na Travessa Lomas Valentina com a Duque de Caxias, foi uma expressão legítima, pacífica e organizada de mobilização popular, construída com diálogo, responsabilidade e compromisso coletivo. Reafirmamos nosso respeito às instituições organizadoras da COP30 e o compromisso com uma Amazônia viva, saudável e sustentável para todos”, disse a organização do evento.

Em uma análise inicial, organizações da sociedade civil avaliaram que a manifestação desvia negativamente a atenção do foco principal das negociações e acordos que estão sendo firmados na COP30.

Crédito: Reuters/Folhapress
  • Cristiane Prizibisczki

    Jornalista com quase 20 anos de experiência na cobertura de temas como conservação, biodiversidade, política ambiental e mudanças climáticas. Já escreveu para UOL, Editora Abril, Editora Globo e Ecosystem Marketplace e desde 2006 colabora com ((o))eco. Adora ser a voz dos bichos e das plantas.

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
10 de junho de 2026

“A água conecta todos os seres vivos do planeta”, reforça Paul Watson

Em palestra de encerramento da UCBIO, ativista ambiental destacou como o oceano e todos os seus seres estão no centro da vida no planeta

Notícias
10 de junho de 2026

Florestas sem destino definido sustentam rios voadores na Amazônia, aponta estudo

Estudo aponta que florestas públicas sem destinação são fundamentais para à segurança hídrica na Amazônia e nos Andes

Análises
10 de junho de 2026

Mutirão 2: o inimigo não é outro

Por um errante minuto, a qualidade da imaginação do cinema carioca me faz desejar que o setor climático aprenda a mobilizar a opinião pública com o marketing do setor de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.