Salada Verde

Planos para a onça-pintada

Governo promete para 2010 um pacote com ações para salvar no Brasil o maior felino das Américas. Criar e interligar UCs é uma estratégia.

Salada Verde ·
27 de novembro de 2009 · 14 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Foto: Bradesco/WWF
Foto: Bradesco/WWF

Os especialistas definiram 50 ações urgentes para conservar o predador, tratando de políticas públicas, educação e comunicação, pesquisa, perda, conflitos com atividades humanas, caça e fragmentação de habitats. Os três últimos foram considerados os problemas mais sérios pelos pesquisadores, segundo o Cenap.

Apesar da situação da onça-pintada ser melhor no Pantanal e pontos da Amazônia, a realidade  nos outros biomas é crítica – ela está “Ameaçada” na Mata Atlântica; “Vulnerável” no Cerrado e “Criticamente Ameaçada” na Caatinga. Essa divisão de ameaças por bioma ainda é uma proposta que será apreciada por lideranças do Instituto Chico Mendes.

Também foram geradas estatísticas sobre as populações de onças no país, o que pode ajudar nos esforços para salvar a espécie onde ela tem maior risco de desaparecer em curto e médio prazos. O Nordeste, por exemplo, abriga menos de 250 desses animais e pode ter a espécie extinta em 60 anos. Uma solução para mudar essa tendência preocupante é criar novas unidades de conservação e corredores unindo as já existentes, ligando populações isoladas.

Em meados de 2010, o governo promete publicar uma plano nacional para a conservação da onça-pintada, pesando todos esses pontos.

Saiba mais:
Para salvar o grande predador
Convivendo com a onça-pintada
O grande defensor


Leia também

Reportagens
30 de abril de 2024

Ambientalistas acusam multinacional japonesa de lobby contra a criação do Parna do Albardão

A denúncia foi levada ao MPF no Rio Grande do Sul com pedido de providências. Empresa de energias renováveis nega acusações e afirma não ser contra a proteção ambiental da área

Notícias
30 de abril de 2024

Plásticos são encontrados em corpos de botos-cinzas mortos

Estudo identifica microplásticos em todas as doze amostras de botos-cinzas mortos encontrados no Espírito Santo. Um resíduo de 19,22 cm foi retirado de um deles

Reportagens
30 de abril de 2024

Para salvar baleias, socorristas de México e EUA arriscam a própria vida

Registros de baleias presas em equipamentos de pesca estão crescendo na costa oeste do México, no Atlântico Norte e no resto do mundo — assim como os esforços para libertá-las

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.