Fotografia

Por que o tucano-de-bico-preto filhote atravessa a rua?

Resgatado por um guarda municipal, este filhote de tucano-de-bico-preto quase foi atropelado na zona sul do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação/GM-Rio

Redação ((o))eco ·
10 de dezembro de 2012 · 14 anos atrás

O tucano-de-bico-preto pode ser encontrado desde a Amazônia até Santa Catarina, e na manhã desta segunda-feira este assustado filhote foi encontrado por um guarda municipal no Leblon, bairro do Rio de Janeiro. Comum na copa de florestas úmidas, o jovem da foto estava um pouco longe de seu habitat natural, andando pelas ruas de asfalto da zona sul carioca enquanto tentava alçar vôo.

Sorte dele que o guarda municipal Jefferson Campelo, durante seu patrulhamento de rotina, topou com ele a tempo de parar o trânsito e evitar que fosse mais uma vítima do trânsito cada vez mais caótico das cidades brasileiras. Após o resgate foi levado para o Parque Chico Mendes, na zona oeste do Rio, onde recebeu um primeiro atendimento antes de ser encaminhado para uma faculdade de veterinária.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O tucano-de-bico-preto faz ninho em cavidades de árvores, a cerca de 10 metros do chão. A mamãe tucano põe de 2 a 4 ovos de cada vez, com um período de incubação de 18 dias. Ela incuba os ovos sozinha, sendo alimentada com insetos, aranhas, ovos e filhotes de outras aves pelo macho durante o período.

Desejamos ao tucaninho um pronto restabelecimento.

Foto: Divulgação/GM-Rio

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.