O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, anunciou nesta terça-feira, 1º de dezembro, o novo ranking ambiental dos carros de passeio fabricados em 2009. A lista mostra quais os veículos com as menores emissões de gás carbônico e outros poluentes, como óxidos nitrosos e monóxido de carbono.
A lista reúne cerca de 400 modelos de veículos. Vinte e dois modelos ganharam cinco estrelas, todos eles com motores flex (movidos tanto a álcool quanto a gasolina). O primeiro lugar ficou com o Fiat Idea Adventure Dualogic 1.8 8v hv flex. Os piores colocados são modelos a gasolina e com motores mais potentes, acima de 2.0. O último lugar é ocupado pelo Jetta Variant 2.5 a gasolina, da Volkswaguen.
A nova lista de veículos causou menos controvérsia com as montadoras. Desta vez, não foram dadas notas numéricas aos modelos. Ao invés, foram utilizadas estrelas – de uma a cinco – para demonstrar os níveis de emissões de gases poluentes e do efeito estufa. Quanto maior o número de estrelas, mais eficiente é o veículo. Ou seja, menor o índice de emissão de monóxido de carbono, hidrocarbonetos, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.
“O objetivo da Nota Verde é orientar o consumidor. Queremos que o consumo consciente cresça cada vez mais, e que assim seja criada uma concorrência positiva entre as montadoras, para que produzam carros mais eficientes”, disse Carlos Minc, segundo nota da assessoria do Ministério do Meio Ambiente.
Veja o ranking de veículos de passeio
Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar
Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.
Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.
Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.
Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.
Leia também
Brasil tem mais de 3,7 mil plantas ameaçadas de extinção
Lista atualizada pelo Ministério do Meio Ambiente alerta para aumento do grau de ameaça do pau-brasil e para possível extinção de duas plantas da Mata Atlântica →
Proteger a biodiversidade exige conectar territórios
Brasil levou a COP 17 da Biodiversidade proposta que reforça necessidade de investir em corredores de biodiversidade e redes ecológicas que não se limitem às áreas protegidas →
MMA abre inscrições para sete vagas da sociedade civil na Comissão Nacional de Biodiversidade
Organizações ambientalistas podem se inscrever até 8 de novembro para participar da eleição de representantes no colegiado durante o biênio 2027–2028 →
