![]() |
Começa hoje no Rio de Janeiro a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que vai até o dia 1ª de maio, terça-feira que vem, reunindo especialistas e autoridades nessa modalidade de esporte de aventura que está completando 100 anos no Brasil. O marco simbólico do início da prática no país é a conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos, em 1912.
A Semana congrega uma série de eventos gratuitos e pagos, aberto ao público ou só para convidados, todos concentrados no tradicional bairro da Urca, que como os praticantes do montanhismo sabem, é um importante ponto de escalada do Rio e do Brasil.
Quem organiza o evento é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) junto com a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ). Veja o que vem por ai.
Eventos
2º Encontro de Parques de Montanha e 1º Encontro Científico de Uso e Conservação de Ecossistemas de Montanhas, 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo – e Curso de Acesso e conservação em áreas de montanhismo – nesses eventos os montanhistas, junto com as organizações parceiras, como ICMBIO, INEA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Instituições de Ensino e Pesquisa (UNIRIO, IME) convidam a sociedade a debater o uso e conservação dos ambientes de montanha, e da prática do montanhismo.
Além dos cursos e palestras, haverá a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, na Urca. Segundo o site do evento, o Cine Montanha na Praça trará as melhores produções nacionais em mais de 10 anos da Mostra Internacional de Filmes de Montanha.
A Exposição História do Montanhismo apresenta a história da prática do montanhismo, desde a conquista do Dedo de Deus aos dias atuais, mostrando a evolução da prática em diferentes épocas. A exposição é gratuita.
A agenda é extensa, já que a prática do montanhismo está intimamente ligado a conservação do lugar onde se é praticado. Programação completa, inscrições e outras informações podem ser obtidas no site oficial da Semana de Montanhismo.
Leia também
Gilmar Mendes pede urgência na votação do Marco Temporal
Na reta final do ano, ministro solicitou que o julgamento ocorra em formato virtual entre os dias 15 a 18 de dezembro, pouco antes do recesso do STF →
“Papagaio cientista”: monitoramento da ave revela nova população de ipês raros
Trabalho que seguia grupo de papagaio-chauá se deparou com as árvores criticamente ameaçada de extinção em área afetada pelo rompimento da barragem de Mariana →
Pesquisadores do Jardim Botânico descobrem nova espécie de bromélia
Espécie é endêmica da Mata Atlântica e foi coletada na Bahia; atividades humanas na região onde foi avistada ameaçam sua sobrevivência →






