Reportagens

Nova rodada de negociações – principais temas

Começa nesta segunda, em Durban, África do Sul, a 17ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas. ((o))eco vai acompanhar as negociações que podem decidir sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Flávia Moraes ·
28 de novembro de 2011 · 13 anos atrás
Mesa de delegados na abertura da COP 17, na África do Sul. Foto: UNFCCC / Divulgação
Mesa de delegados na abertura da COP 17, na África do Sul. Foto: UNFCCC / Divulgação
Começa nesta segunda, em Durban, África do Sul, a 17ª Conferência das Partes da Convenção das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – a COP 17. ((o))eco vai acompanhar pelas próximas duas semanas as negociações que podem decidir sobre a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Aqui uma lista dos principais temas que serão negociados em Durban:

Protocolo de Quioto: o único acordo legal entre os países para a redução de emissões expira em 2012. Brasil, China, Índia e outros países em desenvolvimento pedem uma renovação dos compromissos, mas Rússia, Japão e Canadá se recusam. Leia mais sobre a polêmica de Quioto.

A participação dos Estados Unidos: o país do Tio Sam é historicamente o maior emissor de gases de efeito estufa (perdeu há pouco liderança para a China). Ainda assim nunca assinou qualquer compromisso internacional. Internamente, Obama estabeleceu um corte de 18% sobre os níveis de 2005, uma meta considerada pífia.

O fundo verde: estabelecido na famigerada reunião de Copenhague, a COP 15, esse fundão foi pensado para financiar novas tecnologia e adaptação nos países em desenvolvimento. O dinheiro deveria vir principalmente dos países ricos. Mas está pingando a conta gotas. Agora, com a crise, seu futuro é incerto.

Brasil, Código Florestal e Rio+20: o Brasil é um ator importante nas conferências do clima. Não é uma China, mas está entre os principais poluidores do mundo. Neste ano, as ONGs vai tentar queimar o filme da delegação brasileira, acusando o governo Dilma de deixar rolar o desmonte do Código Florestal. Como anfitrião da Rio+20, o Brasil está interessado em manter a boa imagem.

  • Flávia Moraes

    Jornalista, geógrafa e pesquisadora especializada em climatologia.

Leia também

Notícias
5 de julho de 2024

Associação de procuradores ambientais propõe ajustes nas autorizações de desmatamento

Nota técnica da Associação Brasileira de Membros do Ministério Público de Meio Ambiente (ABRAMPA) alerta para descontrole de autorizações de supressão, especialmente no Cerrado

Salada Verde
5 de julho de 2024

Próximo Congresso Brasileiro de Trilhas ganha data e local

Terceira edição do congresso, organizado pela Rede Brasileira de Trilhas. será realizada de 14 a 17 de novembro na cidade de São Paulo

Reportagens
5 de julho de 2024

Coordenadas por brasileira, academias de ciências do G20 recomendam ações em cinco áreas críticas

Organizações sugerem que as maiores economias adotem ações em inteligência artificial, bioeconomia, transição energética, desafios à saúde e justiça social

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.