Salada Verde

Ministério do Meio Ambiente publica livro sobre erosão costeira

Trabalho lançado no Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha traz dados que contribuem para a gestão da linha de costa no Brasil

Sabrina Rodrigues ·
6 de novembro de 2018 · 6 anos atrás
Salada Verde
Sua porção fresquinha de informações sobre o meio ambiente
Gestores estaduais e municipais poderão utilizar os dados contidos no livro que os auxiliarão na elaboração de planos de perigos e riscos costeiros. Foto: Rodrigo Soldon.

O Ministério do Meio Ambiente escolheu o I Simpósio Brasileiro de Geologia e Geofísica Marinha que está sendo realizado no Rio de Janeiro, até a sexta-feira (9), para lançar o livro Panorama da Erosão Costeira no Brasil, resultado do trabalho de pesquisadores e colaboradores do Programa de Geologia e Geofísica Marinha (PGGM), em parceria com o projeto Terramar, coordenado pelo ministério. O lançamento ocorreu na segunda-feira (05).

O trabalho é um dos quatro estudos do Programa Nacional de Conservação da Linha de Costa, o Procosta, instituído em março deste ano pelo MMA e apresentado como compromisso voluntário assumido pelo Brasil na ONU durante a Conferência dos Oceanos, em junho de 2017. A obra aborda políticas públicas como o Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro (PNGC, 1988), o Plano Nacional de Adaptação (PNA, 2016) e o Plano Nacional de Recursos Hídricos (PNRH, 2016).

O livro traz dados para que se atinjam os objetivos do projeto Projeção de linhas de costa futuras e identificação de perigos costeiros, que trata das alterações previstas para a linha de costa brasileira, permitindo uma gestão baseada em informações que levem em conta os 40% da atual linha de costa em processos erosivos.

Gestores estaduais e municipais poderão utilizar os dados contidos no livro que os auxiliarão na elaboração de planos de perigos e riscos costeiros, onde terão base para aplicar uma gestão comprometida com a conservação da costa brasileira num planejamento territorial de longo prazo.

*Com informações da Assessoria de Comunicação do Ministério do Meio Ambiente.

 

Saiba Mais

Panorama da Erosão Costeira no Brasil

 

Leia Também

E aí, Brasil, vamos encarar os oceanos de frente?

O desafio de melhorar a gestão dos sistemas costeiros e marinhos

 

 

  • Sabrina Rodrigues

    Repórter especializada na cobertura diária de política ambiental. Escreveu para o site ((o)) eco de 2015 a 2020.

Leia também

Reportagens
10 de março de 2015

O desafio de melhorar a gestão dos sistemas costeiros e marinhos

Governo tem como meta realizar o ordenamento da atividade pesqueira no Brasil e expandir as áreas protegidas marinhas e costeiras.

Análises
2 de dezembro de 2016

E aí, Brasil, vamos encarar os oceanos de frente?

País protege apenas 1,54% do território marinho e deste total apenas 0,14% correspondem a categorias de proteção integral.

Notícias
6 de maio de 2024

Ministério Público de MT vai tentar reverter extinção do Parque Cristalino II

Sociedade Civil se une contra recente decisão da justiça matogrossense. Governador do Estado já declarou que não tem interesse em recorrer

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.