Análises

O Protocolo de Quioto e o Wagyu de Kobe

Segundo matéria recente do jornal francês Le Monde, uma refeição de bife de vaca com milk shake emite gases causadores do efeito estufa equivalentes a uma viagem de automóvel de 4.758 km. J

Pedro da Cunha e Menezes ·
7 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás

Segundo matéria recente do jornal francês Le Monde, uma refeição de bife de vaca com milk shake emite gases causadores do efeito estufa equivalentes a uma viagem de automóvel de 4.758 km. Já, uma refeição sem derivados de carne ou laticínios emite o mesmo que um passeio de somente 629 km no mesmo carro.

Fechada a conta, a pecuária é responsável por 18% da emissão total de gases estufa na atmofesra terrestre, mais do que todo o setor de transportes. Pois é, a criação de gado que já sofre por ocupar cerca de 70% das terras aráveis do mundo e utilizar 9% de toda a água potável consumida no planteta agora tem mais essa culpa para carregar.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



O mais grave, é que o problema só tende a aumentar. A média do consumo de carne por habitante nos países ricos é de 80 kg por ano. Já na parte sul do planeta essa proporção cai para 28 kg por pessoa. Assim, enquanto lutamos por um mundo mais justo e mais desenvolvido, precisamos decidir se vamos todos virar vegetarianos ou se vamos tirar a carne da mesa dos ricos para dar aos pobres e assim manter o consumo de carne nos níveis atuais.

Enquanto isso a gauchada já está começando a exportar as churrascarias rodízio para os principais centros urbanos da China. Já imaginaram se a moda pega?
 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de agosto de 2026

Projeto em Alta Floresta expande pontes artificiais que zeraram atropelamento de primatas

A instalação de oito novas estruturas de passagem de fauna no município reforça a bem-sucedida estratégia de conservação local para macacos amazônicos ameaçados

Salada Verde
21 de agosto de 2026

Ibase aponta desafios da urbanização de favelas do Rio diante da crise climática

Levantamento com 10 mil moradores identifica problemas de arborização, drenagem, saneamento e manutenção em 18 favelas da capital do estado

Gado pasta numa área desmatada ilegalmente numa reserva extrativista perto de Jaci-Paraná, no estado de Rondônia, Brasil, a 12 de julho de 2023.
Reportagens
20 de agosto de 2026

Gigante da carne em RO evita auditoria e MPF acusa 260 mil bois ilegais

Frigorífico Irmãos Gonçalves não apresenta dados para comprovar regularidade e análise automática aponta um terço de compras com problemas

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.