Notícias

O sonho, ecologicamente correto

Um projeto de casa energeticamente eficiente e confortável, desenvolvida por uma equipe de arquitetos e voluntários brasileiros, foi apresentado à Caixa Economica Federal (CEF). Ela é duas vezes maior que a alternativa proposta pela CEF para casas populares e custa apenas 15% a mais do que o limite de financiamento para este tipo de moradia, que é de 7 mil reais. Tem 70 metros quadrados divididos em dois quartos, sala, cozinha e banheiro. As paredes externas foram feitas de superadobe, terra crua compactada em sacos de polipropileno. As internas têm tijolos de solocimento, feitos também com terra crua e um pouco de cimento. O telhado de cerâmica com forro em madeira foi parte da solução encontrada para diminuir a perda de calor durante o inverno. O projeto também prevê dois anexos de grande importância ecológica. O primeiro é uma estufa para cultivo de hortaliças e ervas, que serve também como centro de reciclagem para lixo orgânico. O segundo, um sistema de captação e armazenamento de 20 mil litros de água da chuva com reservatório em ferrocimento – técnica que utiliza argamassa de cimento e areia sobre uma malha de ferro para produzir paredes finas e resistentes.

Redação ((o))eco ·
2 de setembro de 2004 · 22 anos atrás

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.