Notícias

Cidades melhores

Câmara analisa projetos que vão beneficiar diretamente as cidades. Um torna obrigatório uso de energia limpa em prédios, outro destina maior verba para arborização urbana

Redação ((o))eco ·
12 de janeiro de 2010 · 17 anos atrás

Dois projetos de lei que tramitam em caráter conclusivo na Câmara dos Deputado têm tudo para tornar a vida na cidade melhor, para seus habitantes e para o meio ambiente. Um deles, o PL 5733/09, torna obrigatório o uso prioritário de energias alternativas nos sistemas de aquecimento de água em edifícios construídos com recursos do Sistema Financeiro de Habitação (SFH). A proposta, do senador Marcelo Crivela (PRB-RJ), também inclui a adoção de normas que incentivem a utilização de fontes de energia limpa no processo de aquecimento de água em edificações, públicas e privadas, entre as diretrizes gerais da política urbana dos municípios. Se aprovado, o PL vai alterar a Lei 4.380/64, que trata do Sistema Financeiro de Habitação, e o Estatuto da Cidade, Lei 10.257/01.

O segundo PL analisado pela Câmara torna obrigatória a aplicação de 10% do valor arrecadado com multas ambientais no plantio de novas árvores. Segundo a proposta, de número 5987/09, do deputado Roberto Brito (PP-BA), o valor deverá ser investido no município onde ocorreu a infração.

Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Quer receber nossa newsletter?

Fique por dentro do que está acontecendo!



Leia os Projetos de Lei na íntegra:

PL 5733/09
PL 5987/09

 

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
9 de outubro de 2026

Governador eleito do Pará nomeia advogado do agro para comandar Meio Ambiente

Anúncio foi feito em Altamira, município marcado pelo desmatamento; Vinícius Borba, que protagonizou ações contra órgãos ambientais, deve assumir a secretaria em janeiro de 2027 →

Externo
9 de outubro de 2026

Batizada de ‘Maria’, nova espécie de anfíbio homenageia o nome mais popular do Brasil

Denominação de cobra-cega exclusiva do Rio de Janeiro também reverencia mulher escravizada que ajudou a reflorestar a Tijuca →

English
9 de outubro de 2026

How can the Amazon gain new markets beyond China, the U.S. and the EU?

Brazilian cattle ranching needs to improve animal-health and environmental controls to access new markets, experts say →

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.