Cigarro não, combustível

Pesquisadores descobrem que tabaco pode ser ótima fonte para produção de biocombustível. Com algumas modificações genéticas, planta pode se tornar mais eficiente que outras culturas usadas para tal fim.

10 de fevereiro de 2010 · 12 anos atrás

Embora o número de fumantes tenha caído, o mundo talvez não se veja livre do tabaco tão cedo. Pesquisadores da Universidade Thomas Jefferson, na Filadélfia, descobriram que a planta pode ser uma ótima fonte para produção de biocombustível. Contam a seu favor o crescimento rápido e o fato que são cultivadas em mais de 100 países. Segundo a pesquisa, algumas modificações genéticas na planta poderão fazer com que não só as sementes produzam óleo vegetal, mas também as folhas, o que a torna um forte candidato à fonte de energia. No estudo, citado pela revista Scientific American, os autores defendem que o tabaco tem sido “largamente ignorado”, pois é considerada fundamentalmente como uma cultura destinada à produção de fumo. “Quando cultivadas para produção de energia em vez de fumar, o fumo pode gerar uma grande quantidade de biomassa de baixo custo mais eficiente do que quase qualquer outra cultura agrícola”, dizem. É esperar para conferir.