Notícias

Transporte aéreo pessoal

Grupo de pesquisadores da União Européia começa a desenvolver projeto de veículo aéreo para substituir carros nas ruas. Time tem três anos para apresentar resultados.

Redação ((o))eco ·
9 de março de 2010 · 16 anos atrás
A era Jetsons, com seus carros voadores, está cada vez mais perto de se concretizar. O Centro de Pesquisas da União Européia, um organismo multinacional que reúne pesquisadores de todo o velho continente, decidiu apoiar um projeto chamado Sistema de Transporte Aéreo Pessoal, que adotou a sigla PPlane. O consórcio, que recebeu financiamento de 4,4 milhões de euros para concretizar o projeto, é liderado pelo centro de pesquisa aeroespacial francês Onera e inclui universidades e institutos de pesquisas de 11 países. O objetivo maior do PPlane é tirar carros de circulação, diminuindo, assim, o trafego intenso e congestionamentos. O projeto ainda leva em conta um design ambientalmente responsável, incluindo baixos níveis de ruído e redução de emissões de gases de efeito estufa. O primeiro encontro técnico entre os pesquisadores do projeto ocorreu no final de janeiro em Tel Aviv, Israel. Eles têm três anos para apresentar resultados.

 

Via – Inovação Tecnológica – Campinas

Atalho – Projeto PPlane

 

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Reportagens
23 de julho de 2026

À espera de um filhote de harpia

Saga de sete dias para capturar o filhote na Mata Atlântica baiana permite instalação de transmissor que ajudará a coletar dados inéditos sobre a espécie

Análises
23 de julho de 2026

O que a invasão dos javalis nos ensina sobre o princípio da precaução

Quando os princípios ambientais recomendam cautela, avaliação prévia dos riscos e mais estudos, muitos provavelmente enxergam tais exigências como entraves burocráticos ao desenvolvimento

Reportagens
23 de julho de 2026

BR-163 acelera exportações de soja, aumenta emissões de poluentes e aquece esquemas do mercado de carbono

Da história da construção da rodovia aos impactos atuais dos caminhões na saúde respiratória, as emissões movimentam a compra e venda de créditos de carbono “opacos” entre os estados do MT e PA

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.