Notícias

Da arborização urbana

Levantamento mostra que tecnologia ultrapassada das redes elétricas facilita cortes de energia com quedas de galhos e árvores em São Paulo. Solução está embaixo da terra.

Redação ((o))eco ·
7 de abril de 2010 · 16 anos atrás

Levantamento da AES Eletropaulo mostra que um em cada seis cortes de energia na cidade de São Paulo é causado por quedas de árvores ou galhos. Os casos se concentram nos bairros mais arborizados. A aparente incompatibilidade entre árvores e a rede elétrica é resultado do uso continuado da tecnologia pré-histórica de fiações expostas suportadas por postes, que as tornam vulneráveis não apenas a quedas de árvores, mas também a quedas de pipas e balões (responsáveis por 11% dos apagões), raios (9%), colisões contra postes (6%) e animais que escalam os fios (2%). A solução óbvia é tornar a rede subterrânea, o que também possibilitaria uma arborização mais adequada a uma cidade que precisa de mais sombra e áreas verdes. (Fábio Olmos)

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Notícias
21 de maio de 2026

Câmara proíbe embargo remoto de área desmatada sem vistoria prévia

Projeto restringe medidas cautelares usadas por Ibama e ICMBio e proíbe a queima de maquinários flagrados pela fiscalização ambiental

Podcast
21 de maio de 2026

Da nascente ao deságue no Tietê, uma jornada pelo córrego Tiquatira

O plantio de árvores nas margens do rio é apenas uma etapa no longo e complexo processo para tentar recuperar um curso d’água em plena metrópole paulistana

English
21 de maio de 2026

How São Paulo’s sugarcane burning ban drove economic and social development

A groundbreaking study shows that well-designed environmental regulations can accelerate innovation and push supply chains toward more efficient models

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.