Notícias

Acesso a Pedra Bonita (RJ) está em obras

Estrada que leva a Pedra Bonita e Agulhinha da Gávea, atrações populares do Parque Nacional da Tijuca, ficará fechada por 60 dias.  

Felipe Lobo ·
4 de julho de 2011 · 15 anos atrás
Pedra Bonita em primeiro plano com a majestosa Pedrá da Gávea ao fundo. Crédito: Thiago Haussig
Pedra Bonita em primeiro plano com a majestosa Pedrá da Gávea ao fundo. Crédito: Thiago Haussig
O Parque Nacional da Tijuca (PNT) é um dos mais visitados de todo o país. Os motivos são inúmeros, mas o principal deles é a união entre belezas naturais, trilhas desafiadoras e localização: no meio de uma das principais metrópoles do país, o Rio de Janeiro. Palco de uma das novas Sete Maravilhas do Mundo, a estátua do Cristo Redentor, o PNT também se dá ao luxo de ter outros pontos muito freqüentados. Nesta sexta-feira (01/07), a diretoria soltou um comunicado que informa acesso restrito a alguns deles. Veja a íntegra da nota abaixo:

“O Parque Nacional de Tijuca comunica que a estrada que dá acesso à Pedra Bonita, Agulhinha da Gávea e à Rampa de Asa Delta se encontra em reforma, feita em parceria com o Metrô Rio. As obras deverão ser finalizadas em 60 dias. Durante a semana, o acesso a estes atrativos está restrito, sendo acessado apenas por caminhada. Durante os finais de semana o acesso está normal, podendo ser realizado por qualquer veículo”.

Subir a Pedra Bonita, a partir da pista de vôo livre, não é das tarefas mais difíceis, embora proporcione uma vista espetacular da cidade. No topo, fica-se frente a frente com a Pedra da Gávea, ainda mais imponente do alto de seus 832 metros acima do nível do mar. Para chegar ao cume a trilha é mais pesada e leva, em média, mais de duas horas para ser cumprida. É preciso equipamento de segurança e um guia experientes.

“O setor Pedra Bonita / Pedra da Gávea é uma das áreas do Parque Nacional da Tijuca com maior potencial de uso público, pois lá temos a rampa de voo livre, que foi um dos principais destaques da animação Rio 3D, a Pedra Bonita, Pedra da Gávea e a Agulhinha, todas com ótimas opções de caminhadas e escaladas, em graus variados para todos os gostos. A Pedra Bonita, por exemplo, é perfeita para iniciantes, tendo como acesso uma caminhada leve de aproximadamente 25 minutos, onde é possível desfrutar de uma beleza cênica de toda a cidade, destacando-se na paisagem a “Cabeça do Imperador”, na Pedra da Gávea.”, afirma Thiago Haussig, monitor ambiental e funcionário do núcleo de geoprocessamento do PNT.

Pedra Bonita, bela e fácil de alcançar. Crédito: Thiago Haussig.
Pedra Bonita, bela e fácil de alcançar. Crédito: Thiago Haussig.
Crédito: Thiago Haussig
Crédito: Thiago Haussig

Saiba mais:

Pedra da Gávea
Amigos do Parque Nacional da Tijuca

{iarelatednews articleid=”16821″}

 

  • Felipe Lobo

    Sócio da Na Boca do Lobo, especialista em comunicação, sustentabilidade e mudanças climáticas, e criador da exposição O Dia Seguinte

Se o que você acabou de ler foi útil para você, considere apoiar

Produzir jornalismo independente exige tempo, investigação e dedicação — e queremos que esse trabalho continue aberto e acessível para todo mundo.

Por isso criamos a Campanha de Membros: uma forma de leitores que acreditam no nosso trabalho ajudarem a sustentá-lo.

Seu apoio financia novas reportagens, fortalece nossa independência e permite que continuemos publicando informação de interesse público.

Escolha abaixo o valor do seu apoio e faça parte dessa iniciativa.

Leia também

Salada Verde
7 de maio de 2026

PEC do Marco Temporal reacende reação de organizações indígenas no Congresso

Entidade indígena afirma que retomada da proposta contraria decisão do STF e pode ampliar conflitos fundiários no país

Notícias
7 de maio de 2026

Descoberta nas alturas: caranguejo é encontrado a mais de 1.700 metros de altitude

Descoberta da espécie de crustáceo revela, com ela, todo um novo gênero de caranguejos de água doce no Parque Nacional do Pico da Neblina, no Amazonas

Salada Verde
7 de maio de 2026

Força-tarefa desarticula pistas clandestinas do narcotráfico no interior do Amazonas

Estruturas usadas para transporte aéreo de drogas foram destruídas em Novo Airão, Careiro e Maués durante operação integrada de segurança

Mais de ((o))eco

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.