![]() |
O Democratas irá entrar com uma Ação Direta de Inconstitucionalidade no Supremo Tribunal Federal contra o decreto que modifica o texto aprovado pelo Congresso na MP do Código Florestal. Além da ação, será apresentado um projeto legislativo para anular o decreto publicado hoje. A informação foi anunciada pelo vice-líder do DEM na Câmara dos Deputados, Ronaldo Caiado.
“Reitero a prerrogativa da presidente em vetar. Agora, legislar por decreto é um total desrespeito e invasão a soberania do Congresso Nacional. […] O produtor foi mais uma vez penalizado com regras incompatíveis à sua atividade”, afirmou.
Segundo nota publicada no site oficial do partido, o decreto presidencial é definido pelo artigo 84 da Constituição Federal, e tem a função de regulamentar lei e não de criar normas: “A presidente Dilma quer legislar e criar novas regras por decreto, não vamos aceitar. Esse instrumento existe para normatizar lei já existente”, explicou o deputado.
Leia também

Ocupação fecha os portões do Parque Nacional do Descobrimento, na Bahia
Lideranças Pataxó não endossam a manifestação, que pediria a homologação dos 28 mil hectares da Terra Indígena Comexatiba →

Já vivemos a crise climática e precisamos enfrentá-la, diz ex presidente do Ibama
Em entrevista ao podcast Planeta A, Suely Araújo coloca as mudanças climáticas como ponto central nas discussões nacionais e mundiais →

Cantadores (en)cantados
Anfíbios estão presentes nas tradições orais dos povos indígenas, nas crenças e “causos” caipiras, na poesia e, é claro, não poderiam passar despercebidos por nossos músicos e compositores →